São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dormir de bruços é prejudicial

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Hábitos bastante comuns como dormir de bruços (de barriga para baixo) e ler deitado na cama são condenados pelos ortopedistas e podem causar problemas para a coluna cervical.
Quem dorme de bruços tem que fazer uma rotação de quase 90 graus com o pescoço para poder respirar. Essa rotação forçada pode levar, com o tempo, a desvios na coluna cervical. Essa posição também leva a uma sobrecarga para a coluna lombar (porção inferior da coluna).
Usar travesseiros para dormir de bruços pode forçar ainda mais a rotação do pescoço. Alguns especialistas recomendam que quem só consegue dormir de bruços deve evitar usar travesseiro.
Ler ou ver televisão deitado na cama também pode causar problemas. Essas atividades fazem com que a pessoa aproxime o queixo do tórax, forçando a coluna cervical para frente.
Como a pessoa acaba se distraindo, ela pode passar várias horas seguidas na mesma postura sem perceber o desconforto que está enfrentando.
O movimento exagerado de flexão da cabeça deixa a coluna cervical em posição de cifose (curvada para a frente), o que se opõe à posição natural da coluna cervical.
Barros Filho explica que essa situação provoca uma distensão dos ligamentos posteriores da coluna e um aumento da pressão nos discos intervertebrais -o que pode causar dores e contraturas musculares.
(JB)

Texto Anterior: Travesseiro certo evita dores nas costas
Próximo Texto: Especialista alterna dois travesseiros diferentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.