São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

" 'Primeiras Estórias' é, ou pretende ser, um manual de metafísica"

"Recebi, pelo Chodkiewicz, sua tradução do 'Fatalidade'. Agradou-me, como sempre, e já escrevi ao Chodkiewcz manifestando meu aplauso e renovando, sempre maior, o meu apoio ao nosso tradutor e meu amigo J.J. Villard. Estou certo de que fará uma primorosa versão francesa do 'Primeiras Estórias'.
Vi que já notou a dificuldade dele. É que, sendo pequeno, de estórias tão curtas, exige uma tradução muito meticulosamente afinada, capaz de transmitir também um interesse em cada frase, em cada linha, quase que em cada palavra. Só aparente e enganosamente é que ele se finge de simples, de livrinho singelo. Muito mais que uma coleção de estórias rústicas, o 'Primeiras Estórias' é, ou pretende ser, um manual de metafísica, e uma série de poemas modernos. Quase cada palavra, nele, assume pluralidade de direções e sentidos, tem uma dinâmica espiritual, filosófica, disfarçada. Tem de ser tomado de um ângulo poético, anti-racionalista e anti-realista. Há pouco, com poucos dias de diferença, um crítico, aqui, aludiu ao que há nele, como sendo um 'transrealismo', e outro crítico dava à coisa a denominação, aparentada, de 'realismo cósmico'. É um livro contra a lógica comum, e tudo nele parte disso. ±Só se apóia na lógica para transcendê-la, para destruí-la. A esse respeito, seria interessante ler os 'rapports' que os leitores da editora forneceram às Éditions du Seuil ; em carta, o Chodkiewicz me transmitiu algumas das apreciações deles, que mostram que aí também eles sentiram o livrinho assim. Fico contente."

Guimarães Rosa em carta de 14 de outubro de 1963 a Jean-Jacques Villard, tradutor para o francês

Texto Anterior: Cartas ressaltam aspecto metafísico
Próximo Texto: "O romance de Riobaldo é uma espécie descomedida de cetáceo"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.