São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
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Trave o carro

Trave seu carro
A idéia é demonstrar ser prudente e manter longe os ladrões
Deixar seu carro na rua é um risco. Por mais que se tome cuidado, há momentos em que não há como evitar. Afinal, nem sempre o estacionamento está ali, um porto seguro para a reluzente máquina.
Vale a pena se precaver: em São Paulo, segundo dados da Divecar, a delegacia especializada em roubos e furtos de carros, 33.572 veículos foram furtados no primeiro trimestre deste ano. São 370 por dia, um a cada quatro minutos.
Diante de tais proporções, o investimento na trava parece bem justificado.
As fábricas nacionais oferecem alarmes eletrônicos originais. São eficientes, mas custam caro. Além de mais baratas, as travas têm a vantagem da visibilidade: o ladrão as vê de longe e procura uma vítima mais imprudente. Pelo menos, a idéia é essa.
As travas pertencem basicamente a três categorias: as barras de volante, as eletrônicas (atuam sobre o sistema elétrico e hidráulico do carro) e as que imobilizam o câmbio e/ou freio de mão, impedinto o deslocamento.
As barras de volante mais eficientes têm chave de quatro faces, a "tetra", menos susceptível de arrombamento.
Segundo William Wang, gerente da American Auto, importadora desse produto, essas são as mais vendidas.
Wang vende também travas para rodas, que são, na verdade, jogos de parafusos, com segredos nas cabeças, por R$ 26.
Entre as eletrônicas, destacam-se a Carneiro e a Locker Car. De acordo com Fabiana Beregeno, coordenadora de marketing da Carneiro, a trava usa chaves "tetra" Papaiz e atua na ignição e no freio. Mesmo que o ladrão consiga fazer a ligação direta, à primeira pisada no freio, o sistema trava e impede a fuga.
Fabiana afirma que a trava não afeta o sistema eletrônico do veículo e oferece um ano de garantia.
O outro tipo de trava é um cadeado reforçado, fixado ao túnel central do assoalho por parafusos rebitados que só podem ser removidos por baixo do veículo.
Segundo Humberto Bolognesi, gerente da Mul-T-Lock, que fabrica esse tipo de trava, há alguns segredos que inviabilizam a ação do ladrão. Ele destaca o miolo da chave, que é totalmente diferente das fechaduras convencionais e não pode ser aberto com "michas".
Mas, se elas não funcionarem, a Identcar oferece uma solução curiosa. Um microtransmissor é instalado no carro do cliente e atua como um localizador. Por meio de 450 antenas instaladas na cidade de São Paulo, e empresa monitora o trajeto do carro e mantém contato com a polícia, 24 horas por dia.
O sistema é especialmente útil quando o chassi do carro é adulterado e ele é vendido a outro particular, que vai de casa ao trabalho, por exemplo. O sistema custa R$ 200 por um ano (a taxa de renovação é de R$ 75 por ano).

ONDE ENCONTRAR
American Auto Accessories (travas de volante e de rodas): r. Cubatão, 182, Paraiso, região central, tel. 885-8138. Identcar: tel. 955-9303. Furtrav (travas de câmbio e eletrônicas): av. Água Fria, 416, Água Fria, zona norte, tel. 267-0882. Rei da Duque (travas de câmbio): av. Duque de Caxias, 326, Campos Elíseos, região central, tel. 220-0166. Auto Bril (travas eletrônicas): av. Jabaquara, zona sul, tel. 276-6353. Cartav (travas de câmbio e eletrônicas): r. Cesário Mota Jr., 439, Consolação, região central, tel. 255-3313.

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