São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Esmola demais; Estratégia Garrincha; Ver para crer; Boa vizinhança; Bandeira de ocasião; Gota no oceano; Às pressas; Programa de esquerda; Arsenal seletivo; Cabo-de-guerra; Rede de intrigas; Médio prazo; Fim de festa; Estranho amor; Ah, bom; Ordem na casa; Sutil artimanha; Visita à Folha

Esmola demais
As recentes e frequentes alusões de FHC a uma maré de crescimento econômico nos próximos meses tem um endereço certo: preparar terreno para aprovar a sua reeleição, em 97.

Estratégia Garrincha
A opção mais forte cogitada por aliados do Planalto é votar a reeleição em um plebiscito em maio de 97. "Se for aprovada, já é a antecipação do pleito de 98", arrisca um cacique governista.

Ver para crer
O governo não deve tomar mais medidas concretas que beneficiem a classe média. FHC argumenta que, com crescimento econômico nos próximos 12 meses, essa parte da população será a que mais ganhará com o Real.

Boa vizinhança
FHC telefonou ontem para Menem. Cumprimentou o colega argentino, que aniversariava.

Bandeira de ocasião
Vendo que as reformas estão emperradas no Congresso, o Planalto resolveu mudar o discurso para captar a simpatia da população. O negócio é alardear que o país voltará a crescer.

Gota no oceano
No processo que sofria por falsidade ideológica, PC Farias tinha apenas dois bens sequestrados. Ações das empresas Verax e cotas da Gráfica e Editora Tribuna Ltda. O morto livrou-se de pagar multa de R$ 50 mil.

Às pressas
Abatido, Sarney viajou ontem para o Maranhão. Foi visitar a mãe, Kiola, que está doente.

Programa de esquerda
O PT faz credenciamento para o 1º Encontro Intercontinental pela Humanidade e Contra o Neoliberalismo, em Chiapas, no México, no fim deste mês. É um evento do Exército Zapatista de Libertação Nacional.

Arsenal seletivo
O Exército Zapatista, que promove um encontro internacional em Chiapas (México) no fim deste mês, avisa que se reserva o direito de conceder credenciais segundo critérios de segurança.

Cabo-de-guerra
A venda das teles emperrou porque divide o governo. Serjão (Comunicações) defende que sejam recuperadas primeiro. Fazenda, Planejamento e BNDES acham que é jogar dinheiro fora.

Rede de intrigas
Os caciques do PFL comemoraram a defesa que FHC fez da privatização das teles. Crêem que o processo possa andar mais rápido, apesar de Serjão ter imposto, até agora, sua vontade.

Médio prazo
O pacote de incentivo a exportação, lançado recentemente pelo governo, demorará pelo menos dois meses para ter efeito prático. É o tempo que levará para o dinheiro sair do BNDES e chegar aos exportadores.

Fim de festa
Portaria baixada ontem por Kandir (Planejamento) e Israel Vargas (Ciência e Tecnologia) obriga as empresas da Zona Franca de Manaus a investir 5% do faturamento bruto em pesquisa e desenvolvimento.

Estranho amor
Força Sindical e CUT fazem hoje reunião para preparar uma greve das categorias que têm data-base em novembro.

Ah, bom
Autor de 16 das 18 emendas de Pernambuco que sobreviveram aos cortes no Orçamento, Inocêncio Oliveira (PFL) nega ter sido beneficiado pelo Planalto. Apenas pulverizou a verba em emendas de pequeno valor.

Ordem na casa
A Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça decidiu que não aceita mais impressos de empresas, que caracterizem propaganda, na instrução de processos. A partir de agora, só documentos oficiais.

Sutil artimanha
O governo incluiu, nas entrelinhas da convocação extraordinária do Congresso, a possibilidade de ampliação da pauta. Para permitir a votação de projetos como o que muda a cobrança de ICMS, proposto por Kandir.

Visita à Folha
O ministro do Trabalho, Paulo Paiva, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do secretário particular, Luis Carlos Dias Martins.

TIROTEIO
De Paulo Bornhausen (PFL-SC), sobre Jatene, que vai hoje ao PFL defender a CPMF:
- Vai pregar no deserto.

Próximo Texto: Recepção calorosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.