São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazendeiros avaliam medidas contra MST

Sem-terra prestam depoimento

IRINEU MACHADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

O Sindicato Rural de Imperatriz (MA) convocou fazendeiros da região para uma reunião hoje, na qual eles irão decidir que medidas tomarão contra a onda de invasões em propriedades rurais da região.
O presidente do sindicato, Francisco Santos Soares, 50, não quis adiantar as propostas dos fazendeiros para combater as invasões.
No último fim-de-semana, um grupo de homens armados teria ocupado a sede da fazenda Califórnia, no município vizinho de Açailândia (MA). Há duas semanas, duas fazendas em João Lisboa (MA) foram ocupadas por cerca de 270 pessoas, 80 das quais armadas, segundo a Polícia Federal. O MST nega participação nas ocupações.
Soares disse ser contra o conflito armado entre fazendeiros e posseiros. "A situação está ficando fora do controle das autoridades e nós vamos responsabilizar os Poderes Judiciário e Executivo, que não estão tomando providências sobre as invasões", disse.
Depoimentos
Os coordenadores do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) Gilvânia Ferreira e José Ribamar Sales prestaram depoimento anteontem à noite ao delegado Rubens Sérgio dos Santos.
Ele preside o inquérito policial civil sobre a morte de quatro pessoas na fazenda Cikel, em Buriticupu, distrito de Santa Luzia (MA), no último dia 11.
Segundo Santos, Sales teria confirmado que estava na sede da fazenda com os sem-terra no dia do conflito. "Ele teve participação na ocultação dos cadáveres. As mortes se deram numa terça-feira e os corpos só foram recolhidos numa sexta. Sales era um dos líderes e não fez nada para evitar", disse.
Gilvânia Ferreira teria, segundo o delegado, incitado a invasão da sede da fazenda numa passeata em Santa Luzia no dia 3 de junho.
Ambos disseram em seus depoimentos "não ter controle" sobre as outras cinco pessoas acusadas pelo delegado. Os diretores e advogados do MST não foram localizados ontem pela Agência Folha.

Texto Anterior: Unanimidade
Próximo Texto: Darly vai cumprir pena em Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.