São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Debate mostra estratégias de candidatos à prefeitura de SP

Erundina admite que aceitou provocação de "nanico"

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O debate de anteontem à noite revelou a estratégia dos principais candidatos à Prefeitura de São Paulo.
Ex-prefeita, Luiza Erundina (PT), a líder na pesquisa do Datafolha, optou pela generalidade do discurso da "melhoria da qualidade de vida" da população e tentou se apresentar como conhecedora da administração de São Paulo, cidade que governou de 89 a 92.
A candidata petista, porém, fez um reparo à sua atuação. "Passei no teste, mas não tenho que aceitar provocações", disse, referindo-se a uma altercação com o desconhecido Levy Fidelis (PRTB).
José Serra (PSDB) revelou que transporte e trânsito ganharam prioridade na agenda tucana. Fez um discurso de técnico e rechaçou a tentativa de Erundina de colar nele a imagem de candidato sem vontade de ser prefeito, legítimo representante da "indecisão" que durante muito tempo estigmatizou o PSDB.
Mas o tucano não foi claro ao responder a João Leiva (PMDB), que perguntou sobre um eventual constrangimento do adversário por ter recebido doações de bancos em sua campanha anterior.
Serra lamentou que os problemas da cidade não ganhassem mais espaço na discussão. "Os temas nacionais são importantes, mas podem ser usados como fuga para não falar sobre os problemas municipais", acha.
Francisco Rossi (PDT), o mais agressivo entre os principais candidatos, apostou no tema vago dos "problemas sociais" como prioridade numa administração e atacou Erundina, Serra e Pitta. "Eles gaguejaram e titubearam", acha.
Celso Pitta (PPB) investiu na retórica de "manter o ritmo de crescimento" da cidade, junto com a louvação a programas de seu padrinho político, o prefeito Paulo Maluf, como o PAS e o Cingapura. A estratégia de Pitta é aliar a visibilidade das obras viárias de Maluf a um pretenso objetivo de aumentar os programas de alcance social.
"Fui calmo e seguro. Foi ótimo para mim, que ainda não tenho um grau de conhecimento ideal", disse Pitta.
O debate foi promovido pela Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, "Jornal da Tarde" e Rádio Eldorado.

Texto Anterior: Governador de Minas quer percentual da venda da Vale
Próximo Texto: RIO; BELO HORIZONTE; JUIZ DE FORA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.