São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotógrafo vira um ilusionista

EDER CHIODETTO
EDITOR-ADJUNTO DE FOTOGRAFIA

Uma idéia na cabeça e uma câmera na mão é tudo o que um fotógrafo precisa. Mas, se a idéia for mais avançada do que os recursos da câmera, não se intimide.
Com o programa "Adobe Photoshop 3.0.1", o fotógrafo pode fazer fusões de imagens, colorização de fotos PB, recortes, filtragens ou inserção de imagens. Enfim, o limite é a criatividade de cada um.
Kiko Rocha, que há 25 anos trabalha com foto publicitária, abandonou há cinco anos boa parte das técnicas tradicionais para virar um "criador de ilusões".
Além de clicar o disparador da câmera, passou a clicar também o mouse do computador para recriar e finalizar as imagens.
Rocha não encerra o processo fotográfico na revelação, mas sim com dois Macintosh com 64 Mbytes de memória.
Faz retoques em imagens ou fusões complicadas -como uma janela com luz de pôr-do-sol com a foto de biscoitos na mesa.
Rocha conta com um arquivo de cerca de 40 mil fotos com texturas, cores, lugares e situações de luz diversas. Como fotógrafo de imagens virtuais, ele pode "fotografar" o vinho de um cliente nas areias de uma praia na Grécia.
Fotógrafos que usam a fotografia como linguagem artística também tiram proveito desses programas.
A fotógrafa e ilustradora Cris Bierrenbach participa de uma exposição coletiva com três retratos originais trabalhados a partir dos recursos do "Adobe Photoshop".
Cris capturou retratos 3 X 4 de três gerações da sua família. A irmã, a mãe e a avó. Da irmã (foto ao lado), ela selecionou um retrato de 1985 e outro de 1995. O retrato mais antigo foi revertido para negativo (recurso do soft). O outro foi deixado em positivo.
Cris deixou as duas imagens na mesma proporção e fundiu as fotos. O resultado é surpreendente. O mesmo rosto com nuanças de novo e de velho.

Onde encontrar - Cris Bierrenbach: tel. (011) 240-1174; Kiko Rocha: tel. (011) 871-0817

Texto Anterior: Saiba como escolher o programa certo
Próximo Texto: Programas shareware são opção barata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.