São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acer investe em eletrônica de consumo

RODOLFO LUCENA
ENVIADO ESPECIAL A TAIPEI

A Acer, sétima maior fabricante mundial de computadores pessoais, está ampliando seus investimentos na área de eletrônica de consumo.
Começa a testar no mercado asiático um monitor de TV e computadores especiais para uso por crianças, entre outros produtos.
"Queremos ser uma marca conhecida também no mercado de produtos eletrônicos de consumo doméstico", disse Stan Shih, presidente da empresa de Taiwan, durante evento que marcou os 20 anos da Acer, na semana passada, em Taipei.
Essa orientação conduz a uma diversificação ainda maior do grupo, que atua em computadores, periféricos (monitores, impressoras e teclados), produtos eletrônicos para escritórios (como máquinas de fax) e microeletrônica. No total, o grupo faturou US$ 5,8 bilhões no ano passado.
Crianças
Um dos produtos de destaque é o Acer Kids, um computador adaptado para aplicações especiais -no caso, funcionar como produto de educação e diversão para crianças de 2 a 7 anos.
É acionado por uma espécie de joystick e funciona com software especial, que não precisa de instalação. Um aparelho de TV comum poderá ser usado como monitor.
A empresa mostrou um protótipo do produto, que deve chegar às lojas de Taiwan nos próximos meses.
A ACBr, join venture da Acer no Brasil, acredita ser possível trazer o produto para o mercado brasileiro até o Natal.
"Não é muito difícil do ponto de vista tecnológico, mas precisa ser adaptado, com tradução dos programas", disse Harry Chiang.
Outros produtos desse segmento devem demorar mais para chegar ao Brasil -se chegarem. É o caso da TV de 28 polegadas, projetada para o mercado de Taiwan.
Também não há planos para trazer ao país outra linha de computadores adaptados para aplicações específicos, a AcerEden.
Trata-se de um equipamento capaz de trabalhar com programas em CD, photo CD e vídeo digital. A idéia é ter também um AcerEden/Web, que funcione para navegação na Internet.
A dificuldade é que os programas precisam ser adaptados, para que não seja necessário nenhum tipo de instalação, como ocorre, por exemplo, com CD-ROMs comuns.
PC de US$ 500
Na linha de computadores tradicionais, a Acer também investiu em equipamentos de baixo custo, buscando atingir consumidores que sonham com computadores, mas não têm recursos para investir nas máquinas hoje disponíveis.
É o AcerBasic, um PC comum, mas "careca", equipado só com o básico -placa principal, memória, leitor de disquete de 100 Mbytes (o Iomega Zip) e um pacote de programas que permita ao iniciante sair trabalhando.
Novamente, a idéia é usar a TV como monitor -o que oferece qualidade de imagem inferior à dos monitores de computador.
Mas, se o AcerBasic incluir um monitor normal, sairá por mais de US$ 500 (faixa de preço em que o produto deve chegar ao mercado).
A idéia é oferecer esse produto em países da Ásia e América Latina -não há ainda planos específicos para o Brasil.
Para o mercado doméstico mais sofisticado, a empresa está começando a levar para o resto do mundo a linha Aspire, vendida nos EUA desde o semestre passado.
Na área de portáteis, o destaque vai para o Nuovo, notebook multimídia baseado em chip Pentium.

O jornalista Rodolfo Lucena viajou a Taipei a convite da ACBr.

Texto Anterior: Soft de ponta vira laboratório
Próximo Texto: Antecipe compra de bilhete da Fenasoft
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.