São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fale por telefone com o "NetMeeting"

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

A Microsoft acaba de lançar a versão beta (de testes) de mais um programa dentro de sua estratégia de tentar se tornar líder na Internet: o "NetMeeting".
O novo produto possibilita conversas entre dois ou mais usuários, compartilhamento de aplicações, transferência de arquivos e chat (conversa pelo teclado) pela Internet, tudo em tempo real.
O grande diferencial do "NetMeeting" é a possibilidade de fazer tudo isso ao mesmo tempo.
Dessa forma, três usuários podem trabalhar simultaneamente em um documento -do "Word", por exemplo- enquanto trocam suas impressões por voz, como se estivessem conversando por telefone.
Um detalhe interessante no exemplo acima é que apenas um dos usuários necessita ter o "Word" instalado no computador. Os outros trabalham com uma "imagem" (espécie de cópia) do programa e do documento.
Além disso, o usuário que iniciou o programa pode limitar individualmente a capacidade de edição de cada um dos outros usuários.
Alguns programas de comunicação convencionais fazem o mesmo. O pulo do gato do "NetMeeting" é a possibilidade de fazer isso entre mais de dois usuários e, estejam onde estiverem, pelo preço de uma chamada local.
Já na Internet, basta ao usuário apontar para servidores especiais (como a própria Microsoft), onde pode ver a relação das pessoas ali ligadas. Para estabelecer a conexão, basta chamar qualquer uma delas e esperar ser atendido.
Telefone
A qualidade do som transmitido é bastante aceitável, semelhante à de um telefone convencional.
O único inconveniente fica para as placas de som half-duplex (incapazes de transmitir e receber dados ao mesmo tempo).
Nesse caso, quando uma pessoa fala, ela toma o controle da voz da conexão, fazendo com que os outros apenas escutem até que pare.
Esse problema não existe quando o usuário possui uma placa de som full-duplex, que permite envio e recebimento de dados simultaneamente.
O "NetMeeting" pode ser carregado gratuitamente a partir de sua página (http://www. microsoft.com/ie/conf/) no site da Microsoft na World Wide Web.
É bom lembrar que, por estar em versão beta, o programa ainda apresenta diversos problemas.
Uma versão definitiva, que virá embutida no "Internet Explorer 3.0", está prometida para agosto. O produto também estará disponível como kit para ser acrescentado ao "Windows 95".

Texto Anterior: Internet informa mais consumidor
Próximo Texto: 'CoolTalk' é maior concorrente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.