São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Problemas com modem

VIA INTERNET

* "Estou com problemas de configuração com o modem US Robotics de 14,4 mil bps e com o programa 'Procomm Plus'. Funcionou durante 15 dias, mas, depois, surgiu a mensagem 'no dial tone'. Qual a solução?"
Miguel Guerra Maia Loureiro

Resposta
É provável que o seu modem não esteja reconhecendo adequadamente o tom de discar. Isso pode acontecer por falha do modem ou por sua linha ter um tom de discar fora do padrão.
Uma solução pode ser acrescentar o parâmetro X1 logo após o AT na palavra de inicialização (init string) do modem em seu programa de comunicação. Procure no manual do programa a forma adequada de alterar esse parâmetro.
Um exemplo para discagem direta pela linha de comando é ATX1DT 123-4567. AT significa o pedido de atenção ao modem, X1 desabilita algumas verificações, e DT disca em modo tom.
O modo tom é aquele em que o aparelho telefônico emite um sinal sonoro característico pelo fone, e o modo pulso é aquele em que se ouve uma sequência de "tecs" ao discar o número de telefone.
É provável que o soft tenha reconhecido o tom de linha e o "Procomm", não. Para funcionar, acrescente X1 no "Procomm".

Miguel Angelo de Souza Aguiar é consultor da Price Waterhouse.

Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP. E-mail:informatica@uol.com.br.

Texto Anterior: Compatibilidade do "Win 95" com o CD
Próximo Texto: Saiba como escolher o programa certo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.