São Paulo, quinta-feira, 4 de julho de 1996 |
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Laudo culpará shopping e construtora
DA REPORTAGEM LOCAL O IC (Instituto de Criminalística) de Osasco vai responsabilizar a construtora Wysling Gomes e a administração do Osasco Plaza Shopping pela explosão que matou 42 pessoas no dia 11 de junho.O instituto apura ainda a eventual responsabilidade no acidente de outras empresas envolvidas no empreendimento. Os laudos periciais ficam prontos até a próxima quinta-feira. A explosão no Osasco Plaza foi provocada pelo acúmulo de gás de cozinha no vão existente entre o piso térreo do shopping e o solo. Nesse vão, que não tinha ventilação, passava uma tubulação por onde provavelmente ocorreu o vazamento. A tubulação, segundo a perícia, não constava do projeto original do shopping. Pelo projeto, ela deveria estar no contrapiso. Segundo Ronaldo Egydio dos Santos, diretor do IC de Osasco, a administração do shopping será responsabilizada por não ter tomado as medidas necessárias com relação às reclamações de cheiro de gás feitas por lojistas. "Eles deveriam ter interditado o prédio ao saber do vazamento e tomado as providências." O shopping nega ter recebido reclamações específicas sobre cheiro de gás de cozinha. Sobre a construtora, Santos afirmou que ela foi a responsável técnica pela obra e fez também a tubulação entre o piso e solo. "Essa tubulação não atendeu às especificações do projeto, que foi modificado. Está claro que a Wysling Gomes modificou o projeto", disse Santos. Advogados Cid Vieira de Souza, advogado da Wysling Gomes, afirmou ontem que vai aguardar a oficialização do laudo para se manifestar. Ele afirmou, no entanto, que "a construtora não modificou projeto algum e apenas obedeceu rigorosamente ao que estava previsto". "É prematuro fazer qualquer avaliação nesse momento. Vamos aguardar o laudo", afirmou Souza. Ricardo Camargo Lima, um dos advogados do Osasco Plaza Shopping, também prefere aguardar a divulgação oficial do laudo da perícia técnica. "Enquanto não sair o laudo oficial, qualquer manifestação sobre ele é irresponsabilidade." Lima declarou ainda que a administração do shopping "nunca soube, por ninguém, que houvesse reclamação específica" sobre cheiro de gás de cozinha. "Existia, sim, reclamação de um mau cheiro. A administração do shopping sempre tomou todas as providências cabíveis para toda e qualquer ocorrência", disse Lima. Texto Anterior: Proposta de cartão Amex irrita leitor Próximo Texto: FHC assina decreto com ações pró-idoso Índice |
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