São Paulo, quinta-feira, 4 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canadá e Cuba têm projeto comum

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O empresário canadense Wally Berukoff anunciou investimentos de US$ 400 milhões no setor hoteleiro de Cuba. A Vancuba Holding construirá 11 hotéis em Havana, Jibacoa, Cayo Largo e Isla de la Juventud. O embaixador canadense em Cuba, Mark Entwistle, declarou que a lei Helms-Burton (que endurece o embargo americano a Cuba) "é uma ameaça às leis do comércio internacional".
O projeto mereceu ontem uma extensa análise no jornal inglês "Financial Times". O acordo representa o mais importante investimento estrangeiro em Cuba desde que o presidente Clinton promulgou a lei Helms-Burton. A lei tem provocado protestos entre vários países europeus que investem na ilha (como a Espanha), na Organização dos Estados Americanos e mesmo do Canadá e do México.
Na reunião recente do G-7, o presidente americano também sofreu pressões. Num comunicado datado de 1º de julho, associações empresariais americanas pediram a Clinton que suspendesse por seis meses a lei contra Cuba.
Segundo o "Times", Berukoff tem investimentos em ouro e participa de um consórcio cubano-canadense na área de biotecnologia.

Texto Anterior: O acordo secreto (mais um) com os bancos
Próximo Texto: Território livre de Carajás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.