São Paulo, sexta-feira, 5 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Guru' aponta Bulls como exemplo do bem e do mal

MÁRIO MAGALHÃES
DO ENVIADO A TERESÓPOLIS

O Chicago Bulls, campeão da NBA, será o emblema do bem e do mal na terceira e última palestra do engenheiro Evandro Mota aos jogadores da seleção, no sábado.
Mota começou ontem um curso de três noites sobre automelhoramento, utilizando o que ele chama de técnica DOM (Desenvolvimento e Orientação Mental).
"Vou mostrar o relaxamento e a meditação da equipe antes dos jogos. A mentalização de resultados ajuda a chegar aos objetivos."
O lado negativo do Chicago será a "baixa de guarda" nas finais da NBA, quando, apesar do favoritismo, perdeu duas partidas para o Seattle, antes de ser campeão.
Evandro Mota abandonou a engenharia metalúrgica em 1980, quando se tornou consultor de empresas na área de treinamento.
Com suas palestras sobre auto-ajuda, chegou à seleção em 94, convidado pelo então técnico da equipe, Carlos Alberto Parreira.
Agora, além do time masculino de futebol, prepara a seleção feminina de vôlei e a dupla de vôlei de praia Jacqueline e Sandra.
Ele revelou que a seleção de vôlei não irá à cerimônia de abertura, "porque não quer se deslumbrar e perder o foco do seu objetivo."
Desde ontem, ele apresenta vídeos com cenas de triunfos olímpicos, falando sobre "união, superação e equilíbrio."
Vai repetir várias vezes que a seleção não deve aceitar provocações. "Nós ganharemos na nossa praia, que é jogando futebol."
Para exemplificar, ele pergunta: "Quem vence uma luta, um jacaré ou um urso?"
"Na água, o jacaré. Em terra, o urso. Cada um ganha no seu terreno. Por isso, temos que trazer os jogos para a nossa praia, que é só jogar futebol."
(MM)

Texto Anterior: Adidas anuncia compra do time do Olympique; Decisão do xadrez tem empate na 15º partida
Próximo Texto: Ronaldo ganha 7 kg desde a Copa de 94
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.