São Paulo, sexta-feira, 5 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção feminina recebe uma nova 'dieta' noturna

DA REPORTAGEM LOCAL

As jogadoras da seleção brasileira feminina de vôlei estão com uma nova dieta alimentar.
Depois de a comissão técnica alterar o horário dos treinos da equipe para o período noturno, em função de os jogos do Brasil em Atlanta serem à noite, as jogadoras agora passaram a jantar entre meia-noite e uma da madrugada.
"Temos que viver uma situação próxima da realidade que vamos vivenciar na Olimpíada", diz a auxiliar técnica Maria Auxiliadora Castanheira, a Dora.
Segundo ela, as atletas começaram a reclamar do fato de terem que jantar antes de irem para os treinos noturnos, que acontecem entre 20h e 23h30.
Dora conta que a adoção do novo horário foi para atender as reclamações das atletas, que chegaram a se sentir "pesadas" treinando após o jantar.
Para evitar um desgaste físico, já que os treinos da noite estão sendo muito fortes, a comissão técnica optou por um lanche reforçado para as jogadoras.
Nele, é oferecida uma variedade de frutas, pães, sucos e frios, sempre às 18h15. Em seguida, as jogadoras se reúnem para assistir um vídeo com jogos dos adversários em Atlanta e, às 20h, vão treinar no ginásio do Maracanãzinho.
Até deixarem o ginásio e seguirem para o hotel, o jantar, a essa altura transformado em ceia, tem sido iniciado por volta das 0h30.
O técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, brinca com a situação.
"Elas continuam cansadas do mesmo jeito", diverte-se o treinador, referindo-se ao fato de algumas atletas sentirem sono no horário dos treinos noturnos.
Para Dora, a criação desse novo hábito vai permitir que as jogadoras criem uma nova rotina e cheguem em Atlanta já adaptadas ao novo fuso horário.
"O importante é que na hora de jogar nenhuma atleta sinta sono. Por isso, começamos a adotar gradativamente as mudanças de horário do time nos últimos dez dias", disse Dora.
Três dos cinco jogos da primeira fase que a seleção brasileira vai disputar em Atlanta vão acontecer às 22h: Peru, Cuba e Canadá.
Ontem, as jogadoras da seleção tiveram um dia puxado. Pela manhã, treinaram no Centro de Capacitação Física do Exército, onde aprimoraram a defesa, seguida de musculação.
À noite, o técnico Bernardinho fez um treino contra um time masculino no Maracanãzinho.

Texto Anterior: Reformar é preciso
Próximo Texto: Sampras cai e perde chance do 4º título
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.