São Paulo, sexta-feira, 5 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Chefão' passa completo

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

A novidade não é exatamente "O Poderoso Chefão". E sim que, com o primeiro filme da série de Francis Ford Coppola, o canal USA começa hoje (às 21h30) a exibição de todo o tríptico dedicado aos Corleone.
Os outros dois passam nos dias 12 e 19. O importante é a oportunidade de ressituar, numa tacada, essa história que, primeiro, apareceu como o drama de uma família mafiosa e, com o tempo, mostrou-se, cada vez mais, a tragédia de um homem só: Michael Corleone.
Michael (Al Pacino), começa aqui como o herói de guerra, o filho destinado a "ficar fora dos negócios". Com o pai em perigo, e com o irmão mais velho mostrando-se um chefe limitado, Michael inicia sua trajetória implacável e errática.
Se sabe o que quer (preservar a família, seja qual for o custo), Michael se mostrará dividido. Não quer viver no crime. Mas, o que é o mundo "normal", dos negócios lícitos, senão uma variedade legalizada do universo mafioso?
Essa pergunta o perseguirá de maneira cada vez mais implacável. Quanto mais tira a cabeça para fora, mais Michael sente o ar irrespirável.
Coppola inicia aqui a maior série do cinema moderno. Vai do romântico ao trágico, abordando todas as formas paradoxais que a crueldade assume. A palavra-chave pode ser amor, ódio, lei, afeto, ressentimento etc. Não importa: o leque é amplo, e em momento algum Coppola perde-se nele.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Thomas apresenta seu 'work in progress'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.