São Paulo, sexta-feira, 5 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O Pentelho" está à altura do nome

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

A base de "O Pentelho" é um costume norte-americano: você dá uma gorjeta ao sujeito que instala o cabo da TV e ele pirateia todos os canais do mundo no ato.
Jim Carrey é o "cable guy" da história, com um pequeno problema: sofre de carência afetiva crônica, de modo que conseguir a amizade do cliente Matthew Broderick será uma questão de honra.
Em dez minutos, estamos num ambiente de "Atração Fatal". O rapaz tanto pode arranjar a situação do cliente com a amada que acaba de largá-lo, como estrepá-lo, caso se sinta rejeitado.
O filme dirigido por Ben Stiller padece de um grave problema, que é a dificuldade de controlar o tom paródico que procura imprimir.
Quando o espectador presta atenção, já não está numa comédia, mas num suspense que em tudo e por tudo remete mesmo a filmes tipo "Atração Fatal".
Mas o que seria de "Atração Fatal" com Glenn Close fazendo piadas? Ou do mais memorável "Perversa Paixão" com Clint Eastwood dando cambalhotas?
Essa mistura meio descontrolada de registros deixa o espectador perplexo, a cada careta de Carrey, em vez de provocar riso.
Com isso, perdem-se algumas sugestões interessantes do roteiro, a começar pela crítica à total submissão a que a TV induz (e que se completa por um elogio quase ridículo à leitura).
Também fica perdida, no meio de tudo, a melhor sequência do filme: aquela em que uma típica família de classe média envolve-se em um jogo de charadas pornôs (alusão à confusa vivência atual da sexualidade).
Embora a tendência é andar bem na bilheteria, por conta da reputação de Jim Carrey, o filme é um sinal de alerta a esse comediante que surgiu com tanta força com "O Máscara": cuidar dos milhões de dólares que se vai receber não é a única preocupação que um ator deve ter na vida. "O Pentelho" é um filme à altura de seu nome.

Filme: O Pentelho
Produção: EUA, 1996
Direção: Ben Stiller
Com: Jim Carrey, Matthew Broderick, Leslie Mann, George Segal, Diane Baker
Quando: a partir de hoje nos cines Belas Artes/sala Niemeyer, Paulista 3 e circuito

Texto Anterior: TV é rósea em "Íntimo e Pessoal"
Próximo Texto: Orquestra reúne música e cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.