São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A profissão passo a passo

Como se tornar um piloto de helicóptero

Piloto privado
1 - Passar por exame médico no Hospital da Aeronáutica
2 - Fazer o curso teórico -teoria de vôo de helicóptero, conhecimentos técnicos, regulamentos de tráfego aéreo, meteorologia e navegação; duração: três a cinco meses
3 - Fazer o curso prático -vôos sob instrução. O número mínimo de horas de vôo exigido pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) é 35
4 - Passar na prova e na avaliação do DAC

IFR
1 - O curso -teórico- destina-se à instrução de vôo por instrumentos; duração: cinco meses
2 - Com esse curso, o profissional poderá se empregar como co-piloto em empresas que trabalham com helicópteros de grande porte
3 - Com 500 horas de vôo, o profissional é considerado um oficial júnior; com 1.000 horas, oficial sênior; com 1.500 horas, um oficial pleno

Piloto comercial
1 - Ter brevê de piloto privado
2 - Passar por novo exame médico no Hospital da Aeronáutica
3 - Fazer o curso teórico -aprofundamento das matérias do curso de piloto privado; duração: três a cinco meses
4 - Ter no mínimo 65 horas de vôo
5 - Passar por uma checagem do DAC

Piloto de linha aérea de helicóptero (PLAH)
1 - É um curso teórico; duração: dois anos
2 - Para se tornar piloto "master", além do curso teórico, o profissional precisa ter acumulado 100 horas de vôo noturno, 735 horas de vôo por instrumentos e 500 horas de vôo em comando ou duplo comando
3 - Após passar por avaliação do DAC, o candidato estará apto a comandar qualquer tipo de aeronave, desde que faça cursos específicos para cada uma; duração: uma semana (teórico) e cinco horas de vôo (prático)

Texto Anterior: Saiba onde encontrar vaga
Próximo Texto: Gaúcha é primeira mulher no comando
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.