São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oferta alta facilita as negociações

Conflitos sofrem queda

OSCAR RÖCKER NETTO
DA REPORTAGEM LOCAL

As negociações entre proprietários e inquilinos na hora de reajustar o valor do aluguel estão ocorrendo em clima cada vez mais amistoso, na maioria dos casos.
A razão é simples: a oferta de imóveis para locação está alta. Por isso, o poder de barganha de inquilinos aumentou na mesma proporção que cresceu a flexibilidade dos proprietários.
Já são comuns casos em que o valor do aluguel é mantido ou, até, diminuído. Tudo depende de uma boa negociação.
"Aluguel é um negócio entre inquilino e proprietário. Cada um tem seus interesses no imóvel. Então, é natural o diálogo", diz Hubert Gebara, da Hubert Imóveis.
A estabilidade de preços é outro fator que tem facilitado as negociações na hora do reajuste. "Os atritos diminuíram muito", diz Roberto Nascimento, da imobiliária Gilberto Nascimento.
Calmaria
Os números do Procon-SP (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) confirmam o momento de calmaria pelo qual passa o mercado de locação.
As consultas sobre reajuste e ações revisionais (que atualizam o preço de mercado do imóvel) caíram de 22.677, no primeiro quadrimestre de 95, para 8.756, no mesmo período deste ano.

Texto Anterior: O comportamento do mercado de apartamentos novos no ABCD e no litoral, em maio
Próximo Texto: Economista baixa aluguel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.