São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Índice

Jovens talentos da Sibéria mostram habilidade nas cordas

O grupo de cordas se apresenta no projeto "Passo e Compasso"

ANA CRISTINA PORCELLI PESSINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A atração de hoje do projeto Passo e Compasso é a Orquestra de Câmara "Jovens Virtuoses da Sibéria", do Conservatório M. I. Glinka.
O grupo de cordas é formado por 20 expoentes da música erudita russa, alunos da Escola Especial de Música de Novosibirsk, com idades entre 12 e 20 anos.
No programa do concerto de hoje, na Praça da Paz no Parque Ibirapuera, estão as peças "Fantasias" (da ópera "Carmem"), "Bachianas Brasileiras Nº4", de Villa-Lobos, "Sulikô"(peça folclórica da Georgia), "Peças para Cordas", de Sérgio Chnee, "Marcha Militar", de Schubert e "Romances", de Carlos Gomes, que será apresentada em homenagem ao compositor.
A regência fica a cargo do brasileiro, Sérgio Igor Chnee. Ele afirma que "apesar da idade, os músicos apresentam uma sonoridade bastante madura". O destaque da orquestra é o solista Iliá Kanazálov, 19, que acumula três grandes prêmios como violinista, além de apresentações em mais de 20 países.
O Conservatório da Sibéria é atualmente o terceiro mais importante da Rússia, ficando atrás apenas dos de Moscou e São Petesburgo.
O desenvolvimento cultural siberiano começou quando a ocupação nazista obrigou vários artistas e músicos a fugirem para essa região.
Durante todo o período comunista, a cultura, bem como os esportes, receberam grande apoio financeiro por parte do governo. A partir de 1985, no entanto, com o desmoronamento da URSS, os subsídios à cultura se tornaram cada vez mais escassos. Isso fez com que talentos, como os que compõem o "Virtuoses", fossem levados a estudar em outros países europeus, como Áustria e Alemanha.
Sérgio Chnee diz que "felizmente, a fonte de jovens potenciais russos, na música, é ainda muito grande", e que "as mudanças dentro do grupo são feitas não pela idade, mas pela qualidade".
O grupo "Jovens Virtuoses da Sibéria", que já se apresentou em algumas cidades do interior de São Paulo, promete um concerto "alegre, bem ao gosto do público brasileiro". A primeira temporada brasileira do grupo termina no próximo dia 10, no clube Paulistano.
(ACPP)

Show: Jovens Virtuoses da Sibéria
Onde: Praça da Paz, Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, tel. 253-2331)
Quando: Hoje (7), às 11h
Quanto: Entrada franca

Texto Anterior: Cultura popular encanta "Pássaro do Limo Verde"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.