São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
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Empresa altera a cobrança de royalties

DA REPORTAGEM LOCAL

Preocupada com o rendimento dos franqueados, a rede Microsiga -que atua na venda, instalação e manutenção de softwares- está retomando a venda de novas unidades.
Cláudio Bessa, 33, gerente de marketing, conta que foi um passo estratégico.
"Não houve uma parada total. Ficamos seis meses em banho-maria, sem investimentos, na busca de franqueados."
Segundo Bessa, a Microsiga alterou a forma de cobrança de royalties. No novo formato, a empresa está cobrando royalties de forma variada.
Nos serviços de manutenção, os franqueados devem repassar 90% do valor para a franqueadora.
"Na implantação de sistemas, o franqueado não repassa nada à Microsiga."
Nas vendas de produtos (softwares), 45% do valor fica com o franqueado e 55% é repassado à franqueadora.
Outra mudança, afirma Bessa, é que a empresa passou a pesquisar mercado e procurar clientes antes da abertura de uma nova franquia.
O investimento em uma unidade é de cerca de R$ 70 mil, incluindo a taxa de franquia (R$ 15 mil).

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