São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Palio 1.000 é a evolução do Uno Mille

JOSÉ CARLOS CHAVES
ENVIADO ESPECIAL A BETIM (MG)

Na próxima terça-feira, a Fiat comemora seus 20 anos com o lançamento do carro que deve agitar o mercado de "populares" -o Palio com motor de 1.000 cc.
O novo modelo chega às concessionárias em duas versões: ED (básica) e EDX (mais equipada), com duas ou quatro portas.
A missão do Palio 1.0 será a de substituir aos poucos o grande campeão de vendas que é o Mille, que continua em fabricação.
Veículos avaliou as versões ED e EDX na pista de testes da Fiat, em Betim (MG). Em relação a seu antecessor, o Palio 1.000 traz algumas vantagens bem perceptíveis.
Quem estava acostumado com a pouca estabilidade do Uno vai gostar da suspensão do Palio. Firme em curvas, transmite a sensação de segurança em alta velocidade.
O novo "popular" já começa a ser vendido com motor com injeção eletrônica multiponto.
Seu desempenho é modesto, porém ligeiramente superior ao do Mille com injeção monoponto.
O câmbio também ganhou muito. O curso da alavanca é mais curto e os engates, mais precisos.
Somando-se os bons motor e câmbio à posição de dirigir confortável e à direção precisa, o Palio 1.0 dá um banho de dirigibilidade no Mille -qualidade essencial para um carro urbano.
Por dentro, apresenta boas forrações para um Fiat. O tecido dos bancos e das portas, apesar de ser bem simples, tem um grafismo que passa a impressão de um nível de requinte maior do que tem.
Externamente o carro tem um certo ar de despojamento. Mesmo para um "popular", falta um acessório estético que melhore sua aparência. Podia ser um simples e elegante friso lateral (como no Corsa Wind) ou um original pára-choque colorido (como o do Fiesta, de plástico injetado azul).
O preço é segredo, mas concessionários estimam que será de R$ 11,1 mil para o ED, sem opcionais, e R$ 13 mil para o EDX.

Próximo Texto: Mille i.e. e EP vão dar lugar ao SX
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.