São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Da água para o vinho; Imposto maquiado; Ideal nobre; Água mole...; ... em pedra dura; Centralismo democrático; Unidade em frangalhos; Mangalô três vezes; Visão tucana; Falta de crédito; Punhal nas costas; Caridade evangélica; Grid de largada; Ninho de intrigas; A conversa agora é outra; Desdém calculado; Revólver de brinquedo

DA ÁGUA PARA O VINHO

O ministro Luiz Carlos Santos diz que o acordo em torno da CPMF evitou "derrota de goleada". Afirma que a nova fórmula "dá discurso na eleição e transforma o PT em PP, Partido dos Privilégios, que só vota contra".

Imposto maquiado
FHC se empenhou para abrandar a CPMF convencido de que a fórmula original naufragaria. No Planalto, aposta-se que Adib Jatene será mais cobrado, pois teve o que pedia: recursos.

Ideal nobre
Para os líderes governistas, os deputados mudaram de opinião na CPMF porque viram que podem faturar eleitoralmente a nova fórmula (vigência de um ano e vinculação dos recursos aos hospitais públicos e filantrópicos).

Água mole...
Apesar de o Planalto e os líderes tentarem faturar a aprovação da CPMF, Jatene (Saúde) tem a maior parte do mérito pelo acordo que viabilizou o imposto: teve firmeza rara no governo.

... em pedra dura
FHC e os líderes avaliaram que pegaria mal deixar Jatene na mão após não oferecerem alternativa durante um ano e meio.

Centralismo democrático
O PT preferiu cair em uma armadilha eleitoral a criar um conflito interno explosivo. A bancada já estava quase mudando a decisão de votar contra a CPMF quando um tumulto deixou tudo como decidira o diretório.

Unidade em frangalhos
Parlamentares petistas acham que a bancada e a direção apostaram errado em relação à CPMF. Dizem que a barbeiragem tirará votos. Os adversários explorarão o tema na eleição.

Mangalô três vezes
Jairo Azi (PFL-BA) recusou o convite para se juntar a FHC e sua comitiva na viagem a Jequié (BA). É que Benito Gama, relator da CPI do Collorgate, estava no avião. Azi preferiu não testar a "maldição do impeachment".

Visão tucana
O deputado federal Arnaldo Madeira (PSDB) diz que nunca viu FHC tão empenhado em uma votação no Congresso como a da CPMF. "Foi uma vitória pessoal do presidente."

Falta de crédito
Não sairão do papel muitos dos convênios para habitação e saneamento liberados pelo governo. Segundo a CEF, boa parte dos municípios não pode comprovar condições de pagamento.

Punhal nas costas
A Igreja Universal do Reino de Deus caiu no colo de Pitta, candidato malufista em São Paulo. Os pastores se dizem traídos por Serra (PSDB), que apoiaram para o Senado, em 94. E não foram mais recebidos pelo tucano.

Caridade evangélica
Pitta já começou a colher os frutos do apoio da Igreja Universal. Domingo passado, o candidato do PPB em São Paulo participou de distribuição de alimentos junto com uma entidade assistencial de Edir Macedo.

Grid de largada
A montadora alemã BMW anuncia em setembro a construção de uma fábrica no Brasil. A americana Chrysler e a francesa Peugeot também acertam com o governo a vinda ao país.

Ninho de intrigas
A cúpula tucana, especialmente Covas, não gostou de ver FHC nos braços do PFL em Jequié (BA). Os tucanos acham que o festim pefelista foi prejudicial para a imagem do presidente.

A conversa agora é outra
Empresários se dizem surpresos com os petistas que arrecadam recursos. Acham que, após apanhar muito nessa área, o PT tornou-se mais pragmático.

Desdém calculado
Francisco Dornelles (Indústria e Comércio) não parece muito preocupado com as queixas contra o Brasil na Organização Mundial do Comércio. "Se não tiver reclamação, a OMC fecha."

Revólver de brinquedo
Erundina tem um dossiê sobre o PAS, que, por hora, não usará para não dar um tiro no pé. Pediu ajuda ao ex-presidente da OAB paulista João Roberto Piza, que concluiu faltar licitação.

TIROTEIO
- Como a PF vai ser a polícia dos direitos humanos, segundo plano de FHC, se ela continua escondendo documentos sobre os desaparecidos políticos?

Próximo Texto: Palavra de político
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.