São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP implanta 'supletivo para crianças'

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo deverá implantar, ainda este ano, cerca de 2.000 classes de aceleração -uma espécie de supletivo para crianças.
O objetivo é permitir que alunos que já tenham sido reprovados pelo menos duas vezes possam "avançar" para séries mais adequadas às suas idades.
O projeto deve cobrir estudantes de 1ª a 4ª séries. As classes serão instaladas em cerca de 700 escolas da rede estadual -que tem 6.800 estabelecimentos- e vão atender 60 mil alunos.
No primeiro semestre, foi iniciado um projeto-piloto na Grande São Paulo, com 10 mil alunos, em 417 classes e 160 escolas.
A classe de aceleração é mais uma das peças da reforma no ensino do governo Mário Covas. Este ano foram recriadas as escolas primárias -de 1ª a 4ª série. Até 1995 a maioria era de 1ª a 8ª série.
As classes de aceleração poderão "descongestionar" essas séries iniciais, mais lotadas devido aos altos índices de repetência (11,7% no 1º grau no ano passado).
Segundo a secretaria, a proposta pretende corrigir "uma situação-limite criada por um conjunto de fatores que, excluindo os alunos do processo de aprendizagem, acaba por expulsá-los da escola".
O governo apresenta estatísticas, segundo as quais, no Brasil, o aluno não abandona precocemente a escola. Segundo o estudo, ele frequenta as aulas, em média, 6,4 anos antes de desistir.

LEIA MAIS na pág. 2

Texto Anterior: USP de Bauru adota sistema de rádio FM para alunos surdos
Próximo Texto: Governo tem R$ 40 mi para novo medicamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.