São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria não discriminaria

ESPECIAL PARA A FOLHA

especial para Folha
Na pesquisa Datafolha de intenção de voto para prefeito, publicada ontem pela Folha, 57% disseram que "votariam normalmente" em candidatos homossexuais.
Isso deve ser um alento para os candidatos. Em 1986, o deputado estadual (PT-SP) João Batista Breda tentou se reeleger com uma plataforma "assumida".
No mesmo ano, os militantes de entidades de luta contra Aids Paulo César Bonfim (SP) e Herbert Daniel (RJ), homossexuais assumidos, não conseguiram se eleger.
A derrota dos candidatos criou o estigma de que "homossexual não vota em gay".
O primeiro vereador assumidamente homossexual foi o americano Harvey Milk, em 1976, eleito por São Francisco (EUA), com o slogan "sou homossexual". Milk foi assassinado em 1978 pelo ex-vereador conservador Dan White, que, condenado a cinco anos, cumpriu metade da pena.
Depois de 20 anos, há três deputados federais, 20 vereadores e 50 executivos assumidos nos EUA. No Canadá, são três os deputados homossexuais. Na Austrália, um vereador é transexual.

Texto Anterior: Plataforma eleitoral
Próximo Texto: Brasil é campeão em assassinatos de homossexuais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.