São Paulo, terça-feira, 16 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Alvo governista 1; Alvo governista 2; Segunda opção; Intervalo eleitoral; Remediado está; Sem proteção; Porta aberta; Pagou o pato; Sem intermediários; Barco a deriva; Saída forçada; Café com leite; Mundo cor-de-rosa; Tudo em comum; Página virada; Terreno preparado; Opção complicada

Alvo governista 1
No segundo turno da reforma da Previdência, previsto para amanhã, o governo planeja apresentar DVS limitando a paridade entre ativos e inativos.

Alvo governista 2
O Planalto também quer desconstitucionalizar dois assuntos. Deve propor DVS acabando com a aposentadoria especial de todos os professores. E outro para deixar que lei fixe critérios de idade e tempo de contribuição.

Segunda opção
Os líderes governistas não descartam um acordo com a oposição para evitar DVS no segundo turno da Previdência. No Senado, poderia também ser feito o serviço que interessa a FHC.

Intervalo eleitoral
Dessa vez, não vai dar para flanar. FHC passará 33 horas em Portugal. Depois, com o "Sucatão" em reforma, fará uma pausa nas viagens internacionais.

Remediado está
O Planalto já dá como certo que não haverá alternativa à CPMF. Por isso, orientou os líderes a barrar o movimento que quer rejeitar o novo imposto na votação em segundo turno.

Sem proteção
O ministro Jobim retirou do Congresso o projeto de lei que cria o programa de proteção a testemunhas. Avaliou que, como está, fica caro e não apresenta propostas de financiamento.

Porta aberta
FHC sancionou a LDO de 97 com artigo que pode destinar recursos a um programa de renda mínima. O senador Suplicy insistirá com Kandir (Planejamento) para "aperfeiçoar o projeto e implantá-lo gradualmente".

Pagou o pato
O governador Paulo Souto (PFL-BA) enviou para o tucano Francisco Graziano carta em termos duros rebatendo um ataque do petista José Graziano sobre reforma agrária. Fez confusão. Os dois são primos.

Sem intermediários
A NTV -nome provisório do canal que transmitirá atividades da Câmara, Executivo e Judiciário- deve estar disponível aos assinantes de TV paga a partir de outubro. Em fase experimental.

Barco a deriva
Os candidatos do PMDB a vereador em São Paulo estão à beira de um ataque de nervos. Não conseguem colocar a campanha na rua por causa do imbróglio entre quercistas e governistas. Alguns já falam em desistir.

Saída forçada
A pesquisa Datafolha de anteontem mostrando que a eleição paulistana embolou está amadurecendo uma avaliação nas hostes tucanas e malufistas que deve acabar beneficiando a petista Luiza Erundina.

Café com leite
FHC julga Maluf seu maior inimigo para 98. E vice-versa. Para os dois, o PT é adversário mais fraco. Devido à reeleição, tucanos apoiariam Erundina contra Pitta no segundo turno. E Maluf faria o mesmo contra Serra.

Mundo cor-de-rosa
Veio de ACM "sugestão" para que o governo baiano colocasse no ar, em horário nobre no fim-de-semana, propaganda mostrando ter sido um sucesso a visita de FHC a Jequié, no dia 5.

Tudo em comum
ACM detestou a cobertura da imprensa sobre a visita de FHC a Jequié, na Bahia. O senador transmitiu a opinião ao Planalto, que concordou plenamente.

Página virada
Francisco Wefort (Cultura) apresenta em agosto, durante a bienal, o projeto de lei do livro. O texto deve propor uma série de medidas de proteção às livrarias.

Terreno preparado
Almino Affonso (PSDB-SP) já encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça parecer que regulamenta o plebiscito. Em tese, pode haver consulta popular sobre direito de reeleição e prorrogação de mandatos.

Opção complicada
Alguns tucanos já falam em propor um plebiscito prorrogando todos os mandatos atuais por mais dois anos. Almino Affonso avalia que a idéia não tem chance de prosperar. "Não seria o melhor caminho", diz.

TIROTEIO
De Delfim Netto (PPB-SP), sobre o governo, julgando a CPMF uma opção ruim:
- A saúde nunca foi a prioridade do governo. Para cada dólar de reserva acumulado, morria uma criança no Piauí e um velhinho na Santa Genoveva.

Próximo Texto: Segurança especial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.