São Paulo, terça-feira, 16 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atletas trocam conforto por glamour

RODRIGO BERTOLOTTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O calor não é motivo para deselegância. O lema, que poderia ter saído da boca de um estilista de moda, foi adotado pela equipe de hipismo do Brasil.
Temendo a queda de rendimento por causa do calor, os organizadores da Olimpíada liberaram os cavaleiros do uso da tradicional vestimenta do esporte.
Os cavaleiros poderiam deixar as casacas, coletes, cartolas e fraques no armário e descartar o figurino aristocrático. Mas não vão.
"Prefiro usar a casaca. Se não, o esporte perde todo o charme. Claro que só vou colocá-la no último momento antes de entrar na prova", afirma Luiz Felipe Azevedo, que competirá na prova de saltos.
Mas a manutenção da roupa invernal no verão do sul dos Estados Unidos tem também uma razão prática.
Há duas semanas, a equipe brasileira participou de uma competição de adestramento perto de Atlanta e ousou vestir a camiseta do Comitê Olímpico Brasileiro, enquanto todos os rivais portavam as cartolas e os fraques de praxe.
Resultado: mesmo indo bem na prova que exige uma série de movimentos obrigatórios dos cavalos, o Brasil ficou em último.
"A avaliação do torneio de adestramento é muito subjetiva. Os juízes podem não gostar da informalidade e dar uma nota baixa ao conjunto", afirma o cavaleiro Artemus de Almeida, que seria examinado ontem pela equipe médica do COB por estar contundido.
A decisão de continuar com a vestimenta vai ser seguida pelos competidores dos outros países. A equipe norte-americana já avisou que não troca de traje.
Entre as medidas para aliviar o calor no Georgia International Horse Park está a mudança de horário, a diminuição de até 20% da duração das provas e uma superestrutura de refrigeração dos cavalos A competição olímpica vai de 21 de julho a 4 de agosto, sempre nas primeiras horas da manhã.
O Brasil compete com nove representantes: quatro nos saltos, e cinco no concurso completo (categoria que reúne adestramento, saltos e provas de velocidade e resistência em diversos pisos).

Texto Anterior: 'Dream Team 3' bate a Grécia por 66 pontos; Nadador australiano é ameaçado de morte; Atlanta terá o melhor sistema antidoping; Gustavo Kuerten vence e avança em Stuttgart
Próximo Texto: Cavalos ganham ventiladores, vapor gelado e TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.