São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marchador desfila na Gameleira

DA REPORTAGEM LOCAL

Belo Horizonte (MG) sedia, de 28 de julho a 4 de agosto, a 15ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no parque da Gameleira.
"É o principal acontecimento da raça. Recebemos criadores de 13 Estados para os julgamentos de conformação, provas de pista e leilões", diz Alexandre Rocha Miranda, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Mangalarga Marchador, entidade promotora da mostra.
Segundo ele, a exposição vai dar, novamente, mais importância à funcionalidade do mangalarga marchador.
"Até os 450 cavalos da prova de conformação serão julgados montados", diz Miranda.
Na exposição nacional do ano passado, segundo o presidente da associação, a comissão julgadora passou cerca de 96 horas sobre o lombo dos animais para avaliação da função, percorrendo 965 km.
Já na feira de 94, os juízes ficaram apenas 36 horas montados.
"A diferença é grande. Mostra a nossa preocupação com o uso do animal, inclusive porque é essa a tendência atual do mercado", diz Miranda.
A associação fundou no início de 94 a Escola de Marcha e Adestramento, tentando, segundo ele, difundir mais a montaria.
"Em dois anos realizamos 110 cursos de equitação. Entre peões, tratadores, criadores e outros interessados, 2.500 alunos frequentaram as aulas", afirma Miranda.
Segundo ele, mesmo com a crise atual, não perde dinheiro quem direciona a criação do animal para o uso em enduros, cavalgadas e outros esportes.
O presidente da ABCMM destaca, entre os leilões da exposição, o de animais castrados, marcado para o dia 3 de agosto.

Onde saber mais - ABCMM, tel. (031) 274-1833.

Texto Anterior: Prova leva mil caubóis a Bauru
Próximo Texto: Focos de aftosa caem em São Paulo; Lorolu, campeão da estatística, vende; Sete Lagoas sedia campeonato; Prudente faz 23 leilões em sua exposição; Campo Grande discute o novilho precoce
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.