São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minador chega aos pomares da Bahia

Praga foi encontrada em Barreiras

DA REDAÇÃO

O bicho minador, praga presente nos pomares de citros de São Paulo, chegou ao Estado da Bahia, segundo informação do Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura Tropical (CNPMF), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Cruz das Almas (BA).
O inseto foi descoberto no mês passado em mudas de tangerina ponkan procedentes de Limeira (SP), que estavam sendo comercializadas na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.
"É uma praga de difícil controle porque é diminuta e vive protegida no interior da folha, produzindo até 13 gerações por ano", comentam os pesquisadores Antonio Souza do Nascimento e Romulo da Silva Carvalho, especialistas em entomologia do CNPMF.
Segundo os pesquisadores, a praga se dispersa rapidamente nos primeiros dois anos após sua introdução, mas com o passar do tempo a população entra em equilíbrio, graças à atuação dos inimigos naturais.
O risco maior é para os viveiros e pomares novos.

Texto Anterior: Produtores testam variedades
Próximo Texto: Receita com vendas externas cai 47,8%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.