São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Contribuição eleitoral; Boas relações; Tá explicado; Sob controle; Volta para casa; Curto-circuito; Mui amigo; Síndrome de caipira; Guerra Santa 1; Guerra Santa 2; Antes que acabe; Peça-chave; Campanha no exterior; Somos provincianos; Transição; Estréia tucana; Visita à Folha

Contribuição eleitoral
O imbróglio Eletrosul-Lupion pode respingar no governo de Jaime Lerner (PDT-PR) e de Paulo Afonso (PMDB-SC). A Inepar, empresa acusada de ser beneficiada em licitação, ajudou a eleger os dois governadores.

Boas relações
Mário Celso Petraglia, diretor da Inepar, foi tesoureiro da campanha de Jaime Lerner, em 94, no Paraná. E Atilano Homs Sobrinho, também da empresa, um importante cabo eleitoral.

Tá explicado
De Delfim Netto (PPB-SP): "Sabe por que o FHC foi chamar a gente de caipira lá em Portugal? Porque é exatamente o que os portugueses pensam sobre os brasileiros. E o presidente só fala o que a platéia quer ouvir".

Sob controle
FHC deve vetar o artigo que cria o órgão regulador das telecomunicações, a ser aprovado hoje pelo Senado dentro da lei que abre a telefonia celular à iniciativa privada. Em setembro, manda projeto próprio.

Volta para casa
A Câmara vota hoje o tratado de extradição entre o Brasil e o Canadá. Aprovado, permitirá que sequestradores de Abílio Diniz (David Spencer e Christine Lamont) cumpram o restante de suas penas no Canadá.

Curto-circuito
Luiz Carlos Santos (Coordenação Política) prometeu a Paulo Paiva que o projeto que cria o contrato temporário de trabalho vai a votação. Apesar da resistência do PSDB, que teme prejudicar Serra em São Paulo.

Mui amigo
Paulo Paiva não aceita o argumento de que o contrato por tempo determinado é ruim eleitoralmente. "Como pressuponho que ele é bom para o trabalhador, acho que deve ser votado imediatamente", defende.

Síndrome de caipira
Paulo Bernardo (PT-PR) está preocupado com "a megalomania presidencial". "O presidente está deslumbrado. Só falta, agora, chamar o eleitor de tonto."

Guerra Santa 1
Wagner Salustiano (PPB-SP), da Igreja Universal do Reino de Deus, enviou requerimento a Serjão (Comunicações) perguntando por que foram concedidas concessões de TV paga via satélite aos grupos Globo e Abril.

Guerra Santa 2
No requerimento a Serjão, Wagner Salustiano pergunta a razão de as concessões à Globo e à Abril serem retroativas a 94. O deputado ameaça coletar assinaturas para uma CPI. A igreja de Edir Macedo é dona da Record.

Antes que acabe
Começou a corrida de ex-parlamentares ao IPC. Para garantir a aposentadoria especial, antes da extinção do instituto.

Peça-chave
Até hoje, o atestado de óbito de PC ainda não foi anexado ao inquérito que apura sua morte.

Campanha no exterior
Maluf penou muito, mas conseguiu: trouxe uma fita de vídeo registrando seu encontro com Bill Clinton. As imagens já estão com a campanha de Celso Pitta, candidato do PPB em São Paulo.

Somos provincianos
Cumprimento mais usado pelos parlamentares ontem em Brasília: "Oi, seu caipirão".

Transição
O governo vai manter, pelos próximos dois ou três anos, o poder de fixar as tarifas do setor elétrico. Acordo firmado entre Raimundo Brito (Minas e Energia) e o relator do projeto, José Carlos Aleluia (PFL-BA).

Estréia tucana
Covas assina hoje com o Grupo Votorantin a primeira parceria entre o governo paulista e a iniciativa privada em sua gestão. As empresas de Antonio Ermírio vão finalizar usinas da Cesp, cujas obras estão paralisadas.

Visita à Folha
O presidente do Banco de Boston, Henrique de Campos Meirelles, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do vice-presidente da instituição, Geraldo José Carbone.

TIROTEIO
De Roberto Requião (PMDB), sobre a audiência entre FHC e o senador Andrade Vieira (PTB-PR), em que trataram de auxílio ao Bamerindus:
- Interessante o presidente receber banqueiro quebrado. O senador merece tratamento familiar do presidente, como se fosse sua nora.

Próximo Texto: Sem jeito para a coisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.