São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
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O que diz a lei

Onde o fumo fica proibido
Recintos coletivos (públicos ou privados).
Recintos de trabalho coletivo
Repartições públicas
Aviões e veículos de transporte coletivo
Salas de aula e bibliotecas
Teatros e cinemas

Exceções
Locais em que haja fumódromos isolados e bem ventilados
No caso dos aviões e veículos de transporte coletivo, quando transcorrida uma hora de viagem e houver assentos reservados a fumantes.

Quem vai fiscalizar
Ainda não está definido. O Executivo deverá regulamentar a lei em 60 dias, prazo em que deve estabelecer os critérios da fiscalização.

Como é a aplicação da lei em São Paulo
Estado
Entende que sua legislação sobre o assunto continua valendo. Ela obriga bares e restaurantes com mais de 100 m2 a reservar pelo menos
50% da sua área a não fumantes.

Dúvida
A lei estadual permite servir refeição na área dos fumantes, mas a federal diz que o fumódromo tem que ser destinado "exclusivamente a esse fim" (uso de cigarro)

Resposta
O Estado acredita que o texto da lei federal é vago e deve ser interpretado. Por isso, diz, não contraria a norma estadual

Município
Tem lei semelhante a estadual, mas um decreto impede que sejam servidas refeições nos fumódromos.

Dúvida
O município não teria poder para legislar sobre o cigarro, encarado como questão de saúde pública
O decreto do prefeito não poderia ser mais rigoroso do que a própria lei do município

Resposta
O município poderia criar leis sobre o cigarro, devido às condições atmosféricas especiais de São Paulo
O decreto não regulamenta apenas a lei do cigarro, mas outras relativas ao meio ambiente

Restrição à publicidade de cigarros e bebidas
Horário
Em rádio e TV, só é permitida das 21h às 6h
Patrocínio pode ser divulgado a qualquer hora, desde que só seja mencionada a marca de cigarro ou bebida, sem veiculação do produto

Anúncios não podem:
Associar cigarro ou bebida à idéia de que aumenta virilidade ou feminilidade
Atribuir ao produto propriedades calmantes ou estimulantes
Sugerir o consumo exagerado ou relacioná-lo ao bem-estar ou saúde
Associar o produto à prática de esportes olímpicos
Dirigir-se a crianças e adolescentes ou usar sua imagem
Usar como veículo trajes esportivos relativos a esportes olímpicos

As penas
Multa de R$ 1.410 a R$ 7.250 (multiplicada a cada reincidência)
Advertência
suspensão por 30 dias de qualquer propaganda do produto
Obrigação de veicular esclarecimento sobre propaganda distorcida
Apreensão do produto

Os infratores
Responsáveis pelo produto
Responsáveis pela peça publicitária
Responsáveis pelo veículo de comunicação

O que a lei não define
O que são recintos coletivos?
É proibido fumar até que um vôo complete uma hora?
A expressão que define o fumódromo -"salvo em área destinada exclusivamente a esse fim (uso de cigarro)"- indica que deve ser uma área separada, em que não se sirva comida, por exemplo?
Como multar os fumantes?
Por que cerveja e vinho não sofrem restrições como outras bebidas alcóolicas?

A propaganda de medicamentos e de terapias
Só poderá ser feita em publicações especializadas dirigidas direta e especificamente a profissionais e instituições de saúde
Os medicamentos de venda livre poderão ser anunciados nos órgãos de comunicação social com advertências quanto a seu abuso
A publicidade de defensivos agrícolas que contenha produto de efeito tóxico deverá restringir-se a programas e publicações dirigidas aos agricultores e pecuaristas

Penas
Advertência ou suspensão, no veículo de divulgação da publicidade, de qualquer outra propaganda do produto, por prazo de até 30 dias
obrigatoriedade de veiculação de retificação ou esclarecimento para compensar propaganda enganosa

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