São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bamerindus anuncia acordo com o BC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O representante do Banco Bamerindus, Marcos Jacobsen, anunciou às 21h50 de ontem que havia sido fechado um acordo com o Banco Central para sanear a instituição controlada pelo ex-ministro da Agricultura José Eduardo de Andrade Vieira, senador do PTB do Paraná.
Segundo Jacobsen, o acordo determina uma reestruturação patrimonial no Bamerindus. Ele não deu detalhes sobre o acordo, que será formalmente anunciado hoje à Bolsa de Valores de São Paulo e à Comissão de Valores Mobiliários.
Jacobsen disse que a operação não envolverá emissões do Proer (programa oficial de apoio às fusões no sistema financeiro nacional) nem a participação de outros sócios.
"É ridículo falar em qualquer tipo de intervenção ou regime de administração temporária especial por parte do BC. O Bamerindus está cada vez mais forte e melhor", disse Jacobsen.
O representante do banco paranaense disse que, após o anúncio formal à Bovespa e à CVM, haverá um entrevista coletiva à imprensa para detalhar os pontos do acordo fechado ontem à noite com o BC.
Até as 22h de ontem, o BC não havia se pronunciado oficialmente sobre o acordo anunciado por Jacobsen. Ele esteve todo o dia de ontem reunido com a diretoria do BC, inclusive com o presidente, Gustavo Loyola.
Pela manhã Loyola, e presidente da CEF, Sérgio Cutolo, estiveram no Palácio do Planalto para discutir uma solução para o Bamerindus.
Segundo a Folha apurou, no início das negociações o BC resistiu à proposta de reforma patrimonial, mas acabou cedendo. A reforma implicaria a venda para a CEF da carteira imobiliária do banco. Sérgio Cutolo já sinalizou que aceita o negócio, pois a carteira do Bamerindus tem baixo nível de inadimplência.
Também integraria a reforma a venda de participações do banco em atividades não-financeiras, como a Inpacel.

LEIA MAIS sobre o Bamerindus na pág. 2-6

Texto Anterior: Bamerindus anuncia acordo com o BC
Próximo Texto: Vapt vupt; Operação mantida; Controle apurado; Pátio cheio; Na promessa; Queda de linha; Contas refeitas; Outras praças; No centro; Prática generalizada; Resultado engorda; Ganho certo; Opção contábil; Valor real; Como contrapeso; Segunda alternativa; Efeito Real; Hábitos mudam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.