São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Atlanta sofre 'obsessão' por pêssegos

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

Quem mora em Atlanta tem muito orgulho da Coca-Cola, da CNN e de Scarlett O'Hara, mas a grande obsessão da cidade é o pêssego.
Por motivos questionados por historiadores (leia texto abaixo), o pêssego se tornou a fruta-símbolo do Estado da Geórgia. Atlanta, a capital, tem hoje 32 ruas chamadas Peachtree (pessegueiro).
Muito do turismo de Atlanta gira em torno do tripé formado por CNN, Coca-Cola (as duas mais famosas empresas nascidas na cidade) e Scarlett (a principal personagem de "E o Vento Levou", ambientado em Atlanta).
Mas o cotidiano, não só da cidade como o do resto do Estado, vive em torno de pêssegos e pessegueiros.
Obsessão
O nome da fruta batiza desde uma rede de 12 emissoras de rádio, a Peach State Public Radio, até um torneio de tênis para gays e lésbicas, The Peach International Tennis Championship.
A obsessão por pêssegos se estende à Universidade da Geórgia, que deu o nome de PeachNet (rede do pêssego) à sua rede de comunicação por computadores e, naturalmente, ao comércio local, onde proliferam lojas de calçados, roupas, eletrodomésticos, drogarias e padarias chamadas "Peach alguma coisa".
Pêssego x amendoim
Curiosamente, a Geórgia é apenas o terceiro maior produtor de pêssegos dos EUA, atrás da Califórnia e da Carolina do Sul.
Em 1994, a colheita de pêssegos do Estado totalizou 68,1 mil toneladas, com um valor de produção de US$ 27,5 milhões.
Muito menos famosa e charmosa, mas muito mais importante, a produção de amendoim rendeu ao Estado US$ 425 milhões em 1994. Com esse resultado, a Geórgia foi a campeã norte-americana em produção de amendoim.
Turismo
A obsessão por pêssegos levou Samuel Rumph a desenvolver uma variedade da fruta, que acabou se tornando a marca registrada da Geórgia.
Trata-se do pêssego Elberta, batizado assim em homenagem à mulher de Samuel.
Quem quiser conhecer esse mundo de pêssegos dispõe até de tours organizados.
Inúmeras pequenas cidades no nordeste do Estado da Geórgia integram a chamada Peach Blossom Trail.
A região, também conhecida como Condado do Pêssego, é responsável por 65% da produção do Estado. Em meados de junho, ocorre o tradicional Geórgia Peach Festival, quando é possível degustar delícias locais, como manteiga de pêssego, molho de pêssego e chá de pêssego.

Próximo Texto: Mania pode ser 'erro cherokee'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.