São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Espião' vai do alambrado ao software

MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADO ESPECIAL A MIAMI

O "espião" Jairo dos Santos tem utilizado desde recursos improvisados até a sofisticação da informática para abastecer o técnico Mario Jorge Zagallo com informações sobre outras seleções participantes do torneio olímpico.
Ele preparou em um notebook gráficos sobre sistema, táticas e jogadas do Japão, adversário do Brasil na estréia nos Jogos olímpicos, domingo, em Miami (EUA).
Os gráficos foram reproduzidos em impressora a cores, comprada nos Estados Unidos. O observador tem um programa (software) especial para produzir desenhos.
Em contraste com a tecnologia usada para informar didaticamente a comissão técnica sobre outras equipes, Jairo dos Santos é obrigado a improvisar para obter dados.
Os gráficos sobre a seleção japonesa são resultado, em parte, de uma partida de sábado, entre o time asiático e o México.
O jogo-treino foi realizado no campo de uma escola em Orlando, ao norte de Miami.
Sem credencial, o observador brasileiro viu a partida atrás de um alambrado. Com um microgravador à mão, ele ditava para si mesmo impressões sobre o modo japonês de jogar.
Espionagem institucional
O trabalho dos "espiões" é cada vez mais institucional.
Jairo assistiu à partida de sábado de longe do gramado porque ainda não estava credenciado como membro da delegação olímpica, o que ocorreu anteontem.
Agora, ele tem direito de assistir a qualquer partida, mas pode ser barrado em treinamentos.
Suas impressões sobre a seleção japonesa foram negativas. "O melhor jogador do Japão é inferior a qualquer dos brasileiros. Eles estão em outro nível, bem inferior."
Um vídeo de outro jogo do Japão o ajudou na elaboração do relatório. A partir de sábado, Jairo viajará quase todos os dias para observar adversários certos e eventuais.
Ontem, um homem filmou um treino do Brasil, um bate-bola despretensioso. Ele disse ser haitiano e fã do futebol brasileiro.

Texto Anterior: Ana Moser 'apita pinos' na Vila Olímpica
Próximo Texto: Fã nigeriano vê treinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.