São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metalúrgica guarda obras

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Além de Mestre Paiva, Tomie Othake conta com a colaboração de dois arquitetos, Jorge Utsunomiya e Vera Fujisaki, que fazem as maquetes das esculturas.
Eles trabalham juntos há oito anos. "Fazemos a tradução da proporção a partir das maquetes", disse Utsunomiya.
As maquetes estão na Metalúrgica Garra, onde também estão guardadas as seis obras.
No mesmo pátio, estão esculturas de Márcia Grostein. "Como ela mora em Nova York e não tinha onde guardar as obras, ela deixou aqui no pátio", afirmou o dono da metalúrgica, Otávio Luiz Venturoli Filho.
Mestre Paiva foi deslocado de seu trabalho diário na funilaria para se dedicar às esculturas de Tomie Othake. "Oito horas por dia eu trabalho apenas nas esculturas", disse.
Duas vezes por semana Othake vai até a Moóca, onde fica a metalúrgica, e dá orientações a Mestre Paiva. "Estou muito feliz com este trabalho", afirmou ela.
Assim que concluir a série que vai à Bienal, Othake já planejou fazer mais uma escultura com Mestre Paiva.
A artista prepara uma gravura para as comemorações de 50 anos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
(DR)

Texto Anterior: Tomie Ohtake leva Mestre Paiva à Bienal
Próximo Texto: Tereza Rachel volta a São Paulo depois de 24 anos com comédia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.