São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trio do pianista McCoy Tyner impressiona em Montreux

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM MONTREUX

Aplausos delirantes e vaias inesperadas marcaram, anteontem, a eclética 11ª noite do Montreux Jazz Festival, que prossegue até sábado, na pequena cidade da Riviera Suíça.
O trio do pianista americano McCoy Tyner -que destaca como convidado o saxofonista Michael Brecker- foi responsável pelo concerto mais impressionante do evento até agora.
O alto grau de perfeição e energia envolvidos na performance do grupo deixou a platéia perplexa. Não bastassem os improvisos sofisticados de Tyner e Brecker, o baixista Avery Sharpe e o baterista Aaron Scott quase roubaram o show.
A apresentação do grupo de jazz foi o ponto alto de uma noite que, curiosamente, quase começa com um fiasco -graças a uma cerimônia oficial, introduzida no programa sem aviso.
Nem o produtor Quincy Jones, o diretor do festival, Claude Nobs, e familiares dos jazzistas John Coltrane e Charles Mingus escaparam das vaias, no lançamento de série comemorativa de selos do Correio dos EUA.
No papel de mestre de cerimônias, Quincy Jones foi obrigado a intervir várias vezes para que as vaias não tomassem conta da platéia. "Música! Música!", exigiam os mais irritados.
Até mesmo o prometido encontro musical de McCoy Tyner com o saxofonista Ravi e a cantora Michelle -filhos de seu ex-parceiro John Coltrane- foi afetado. Nervosa pelo incidente, Michelle atravessou os vocais da canção "My Favorite Things", em verdadeiro anticlímax.
Na verdade, a melhor homenagem que poderia ser feita ao saxofonista, morto há quase 30 anos, aconteceu uma hora depois, quando Michael Brecker e o trio de Tyner lembraram a coltraneana "Impressions".

O jornalista Carlos Calado viaja a convite das gravadoras EMI, PolyGram e Wea.

Texto Anterior: Paralamas e Science dividem palco francês
Próximo Texto: Começa no Rio primeira feira de CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.