São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Games ganham mais sabor via modem

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Jogos de ação contra um rival de carne e osso têm mais sabor do que os jogados contra o microcomputador.
Quem partilha dessa opinião pode passar horas a fio se divertindo com partidas virtuais. O equipamento indispensável, nesse caso, é um modem, que vai conectar o computador à linha telefônica.
Nos estandes da feira, é possível encontrar títulos de várias categorias que podem ser jogados via modem. Quem gosta de uma bola no gramado pode conferir "Fifa Soccer 96".
Para os adeptos de simuladores, há "ATF", game de batalhas com missões no Egito e França.
Na categoria de jogos de aventura, o gamemaníaco encontra "Command & Conquer". O mote é o mesmo de jogos de ação. A terra está dividida entre duas forças que lutam pela dominação.
O jogador pode escolher o bem e fazer uma aliança pela paz ou, então, participar de uma organização terrorista.
Velocidade
Quanto maior for a velocidade de transmissão, mais rápidas serão as jogadas entre os dois oponentes.
Nem sempre um modem de 28,8 mil bps (bits por segundo) vai resolver o problema de velocidade. Isso porque alguns títulos trabalham com limite máximo de 14,4 mil bps.
É o caso do jogo de ação "Duke Nukem 3D".
Os dois jogadores precisam de modems de mesma velocidade em seus respectivos computadores. Não adianta um jogador ter um modem de 28,8 mil bps e o outro, um de 14,4 mil bps. Nesse caso, quem manda na transmissão é o modem de velocidade mais baixa.
A maioria dos games para jogar via modem inclui o programa de comunicação correspondente.
Isso facilita na hora de jogar, pois cada participante não vai precisar instalar programas especiais para começar uma disputa virtual.
A leitura do manual é importante para quem pretende uma disputa via modem.
Na documentação vêm as explicações dos protocolos que cada jogador precisa habilitar no computador para poder jogar.
Ao jogar via modem, os adversários devem combinar o horário da ligação. Quem faz a chamada é o master. Quem recebe é o follow. O master comanda o jogo em vários níveis.
É ele quem define as fases e os níveis, por exemplo. Em "Duke Nukem 3D", dá para escolher se vai habilitar monstros ou não.
Uma das emoções de jogar a dois é perder as facilidades para ser invencível, caso de "Duke Nukem 3D".
Pela Internet
Alguns jogos permitem que mais de duas pessoas participem de uma disputa. É preciso estar conectado via rede. "Warcraft 2" aceita até oito jogadores. "The War" permite até 16 jogadores. "ATF" e "Abuse" também aceitam até oito participantes.
Em "Warcraft 2", por exemplo, o programa escolhe aleatoriamente o master.
Jogar uma partida com seu adversário em outro Estado ou país pagando uma ligação local é possível pela Internet.
O recém-lançado "Duke Nukem 3D" permite essa opção. No endereço http://www.3drealms.com, o jogador encontra os caminhos e dicas para chegar ao endereço. Se quiser ir direto ao assunto, vá para http://ten.net.
Lá, também, há explicações dos procedimentos para jogar via Internet. A velocidade do modem deve ser de 14,4 mil bps.
(MZ)

Texto Anterior: Plástica e cabelo; Ser humano; No-breaks BST; Sistema multifunção; Impressoras Okidata; Descontos na Crandal; Promoção Avant Garde; Tecnologia SAP
Próximo Texto: CD ajuda a conhecer Portugal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.