São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computador já vem pronto para usar

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Microcomputadores para o consumidor doméstico são a grande atração da feira deste ano. Nos estandes das principais empresas, o visitante pode conferir modelos prontos para usar de várias marcas.
Todos os equipamentos vêm com programas que levam pela mão o candidato a usuário para aprender funções como abrir arquivos, gravar textos e passar ou receber um fax.
A maioria dos fabricantes leva à feira máquinas com o chip Pentium 100 MHz. Somente a Packard Bell estará vendendo modelos com chip Pentium de velocidade a partir de 75 MHz.
Na hora de decidir, o dinheiro fala mais alto, mas o consumidor deve levar em conta nos recursos e facilidades que acompanham a máquina.
Programas para leigos
A Compaq oferece em suas revendas o Presario com chip Pentium de 100 MHz e 8 Mbytes de memória. A máquina vem com recursos de fax/modem de 14,4 mil bps, leitor de CD-ROM de quádrupla velocidade.
A IBM também oferece o Aptiva K-45 com chip Pentium de 100 MHz e memória RAM de 8 Mbytes. A velocidade do fax/modem e do leitor de CD são equivalentes ao da Compaq.
As duas máquinas vêm com programas que ajudam leigos em informática.
Para quem prefere uma máquina Pentium com mais memória e quer evitar dores de cabeça com programas que exigem mais poder, a Acer, a Itautec e a Microtec oferecem máquinas que saem de fábrica com 16 Mbytes de RAM.
A memória RAM funciona somente quando o computador está ligado. Quanto mais memória, mais programas podem ser abertos simultaneamente.
O sistema operacional "Windows 95", que vem instalado na maioria dos equipamentos com chip Pentium, exige mais memória RAM. Por isso, se o candidato a usuário trabalhar com programas para editar textos, como o "Word", e jogos ou quiser trabalhar com imagens, é aconselhável um micro com no mínimo 16 Mbytes de memória RAM.
Fita de vídeo
Os modelos de Pentium da Microtec vêm com programa para leigos e, também, com uma fita de vídeo que ensina os primeiros passos, que vão de como ligar a máquina a passar um fax.
Sai de fábrica com 16 Mbytes de memória, e o fax/modem é mais veloz: 28,8 mil bps. O leitor de CD-ROM é de sêxtupla velocidade. Preço: R$ 3.190.
A Olivetti também leva à feira microcomputadores para uso doméstico. A linha básica é a M4 Módulo Pentium.
Inclui ainda um programa que ajuda a entender os principais componentes do PC. (MZ)

Texto Anterior: Nos EUA, 33% possuem micro
Próximo Texto: Uso do "Win95" com leitores de CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.