São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco de dados personalizado

* "Existe algum tipo de software para pequenas bibliotecas. Há programas para racionalização de arquivos, digitalização de documentos via scanner e compactação para economizar espaço no disco rígido. Qual o equipamento necessário?"
José Francisco Martinez (Sorocaba - SP) e João Acir Verle (Porto Alegre - RS)
Resposta
A sugestão é um banco de dados criado pelo próprio usuário. No mercado, existem vários programas para esse fim.
Com um programa de controle de banco de dados poderá ser feita uma coleção sob medida para suas necessidades. Assim, será possível armazenar tanto o arquivo no formato gráfico, da forma como foi capturado pelo scanner, quanto o texto já reconhecido por um programa de OCR (reconhecimento óptico de caracteres).
Para a compactação, é recomendável usar o aplicativo que acompanha o "MS-DOS", o "Double Space" ou "Drive Space", dependendo da versão. Esses aplicativos compactam as informações do disco rígido enquanto estão sendo gravados e descompacta quando são lidos de forma transparente para o usuário e proporcionam um grande ganho de espaço de armazenamento.
Para executar essas funções, basta um micro comum. As características vão depender do programa escolhido, um programa de banco de dados, um editor de textos para ajudar no reconhecimento dos textos e um scanner.

Texto Anterior: Uso do "Win95" com leitores de CD
Próximo Texto: Remoção de linhas no "Iniciar"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.