São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRA quer mudar os alvos, afirma estudo

Grupo buscaria menos mortes

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O IRA (Exército Republicano Irlandês) está preparando uma campanha de bombas contra alvos estratégicos, como estações energéticas, visando prejudicar a economia britânica e afetar mais pessoas do que com explosões localizadas.
A polícia de Londres apura a estratégia. Estudo da Universidade de Bradford, recém-publicado, chega à mesma conclusão. Segundo Paul Rogers, diretor do Centro de Estudos de Paz da universidade, a estratégia é clara.
"Com isso, em vez de matar indivíduos e piorar sua imagem, o IRA consegue irritar um número maior de pessoas e eventualmente lançá-las contra o governo", disse.
Segundo o estudo, a idéia é atacar unidades energéticas para causar blecautes na região de Londres e no industrializado sudeste inglês.
Anteontem, uma blitz da polícia em Londres prendeu sete pessoas suspeitas de pertencer ao IRA.
Ontem, as negociações de paz em Belfast recomeçaram com acusações mútuas pelos tumultos que mataram uma pessoa e feriram 350 na semana passada.

Texto Anterior: EUA lançam plano contra 'ciberguerra'
Próximo Texto: Jackson faz show em festa para o sultão de Brunei
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.