São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Jornalistas ganham dinheiro de brinde
MAURICIO STYCER
O "presente" do NationsBank é um "cash card" (ou cartão de dinheiro), no valor de US$ 5. O cartão pode ser usado para compras em 160 locais em Atlanta. Durante os Jogos, o banco espera vender um milhão de cartões, em suas versões nos valores de US$ 20, US$ 50 e US$ 100. O NationsBank não vê problema em estar dando dinheiro aos jornalistas. "Só queríamos dar uma amostra do que é o produto", diz Scott Scredon, responsável pelas relações com a imprensa. O brinde do banco veio dentro de uma "bolsa de boas-vindas", distribuída pelo comitê organizador aos 5.500 jornalistas de mídia impressa e 12 mil de rádio e televisão que estão em Atlanta. O "jabá" recebido pelos jornalistas inclui outros objetos de pequeno valor, como um cartão de telefone com 20 unidades, um aparelho eletrônico que disca números de telefones e uma espécie de "vale-refrigerantes" de valor ilimitado (veja quadro abaixo). Jabá ou jabaculê é a gíria que designa presentes dados a jornalistas. O Acog, ou comitê organizador, não se considera responsável pelo conteúdo da bolsa de boas-vindas, nem estabeleceu critérios sobre o que deveria ser incluído nela. "Os patrocinadores ofereceram os produtos e nós ficamos responsáveis pela distribuição. Não somos responsáveis pelo que cada um ofereceu", diz Miriam Henricksen, uma das gerentes do centro de imprensa. "O Acog nos procurou, disse que queria dar uma bolsa de boas-vindas e nos pediu para participar", replica Scredon. Na tentativa de agradar os fotógrafos, as principais empresas do ramo travam uma disputa paralela em termos de "jabá". A Canon deu uma bolsa de fotografia de náilon, para transporte de equipamentos. A Nikon deu uma pochete e uma cadeirinha portátil aos profissionais. A Kodak, mais modesta, deu uma bolsa com seis filmes. Texto Anterior: Judoca foi operada para poder disputar os Jogos Próximo Texto: Jornalistas ganharam Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |