São Paulo, sábado, 20 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edinanci vai perder peso após final da Olimpíada

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
DO ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

A Confederação Brasileira de Judô vai mudar a categoria da judoca Edinanci Silva depois da Olimpíada de Atlanta.
A inscrição de Edinanci na sua atual categoria foi resultado de um aumento de peso recente.
"Quando disputamos o campeonato de Fukuoka (Japão), no final do ano passado, ela estava já quase 7 kg acima do limite mínimo da categoria meio-pesado (66 kg); então resolvemos passá-la para os pesados", diz Geraldo Bernardes, técnico principal da delegação brasileira em Atlanta.
Mudança funcionou
Bernardes, que foi treinador de Edinanci quando ela trocou a Paraíba pelo Rio de Janeiro (agora está em Guarulhos), considerou a mudança proveitosa.
Apesar de mais leve e, muitas vezes, mais baixa do que suas adversárias, ela soube compensar as desvantagens com o uso da força (sua principal característica) e da agilidade.
Edinanci, admite o próprio treinador, ainda está longe de ser uma atleta de técnica mais refinada. "O judô dela ainda precisa melhorar bastante, ela não tem ainda a técnica necessária para o peso-médio".
Entre os pesados, explica Bernardes, o fator técnica é relativamente menor do que o força. "No judô, os atletas mais técnicos são exatamente os das categorias mais leves", diz.
Embora não descarte a possibilidade de Edinanci chegar a uma medalha hoje, Bernardes considera que a passagem da judoca pelos pesados e a experiência que ela deverá ganhar nessa Olimpíada poderão transformá-la numa excelente meio-pesado.
Ela poderá chegar ao auge nos jogos de 2000, em Sidney (Austrália), quando estará com 23 anos.
"Até lá, poderemos trabalhar ainda mais sua técnica e deixá-la em condições de disputar com as adversárias de melhor nível internacional", acredita.
(MAG)

Texto Anterior: Tá na regra; Variedade; O judô deu; Folha Informações; Você sabia?
Próximo Texto: As regras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.