São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
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Publicitário diz que não fará "milagre"

Walter produz programa de TV de Serra

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O publicitário Geraldo Walter, responsável pelo programa de TV de José Serra (PSDB) no horário gratuito, não aceita a análise do partido, que joga a sorte da candidatura na competência da propaganda na mídia eletrônica.
Na primeira entrevista que concede na atual campanha, Walter deixa claro que seu trabalho tem limites. "Não há milagre na TV. Se candidato, campanha e conjuntura não ajudarem, não tem jeito", sentencia o publicitário.
O retrospecto de Walter registra a assinatura na campanha presidencial vitoriosa de Fernando Henrique Cardoso, em 94. Prudente, no entanto, ele analisa que o cenário atual é muito mais difícil.
"Aquela eleição só tinha Lula e Fernando Henrique e São Paulo tem hoje quatro candidatos viáveis", compara. Depois que foi constatada dificuldade maior que a prevista na ocasião do lançamento de Serra na disputa, o discurso de uma nota só dos tucanos crava a TV como salvação do partido na eleição paulistana.
Walter aposta em Serra e diagnostica o problema que estaria afetando a campanha do PSDB: baixo nível de conhecimento da candidatura e das propostas de Serra.
"As pessoas ainda estão desligadas da eleição", arrisca Walter, para quem a única solução para superar o problema será expor Serra à exaustão nos primeiros programas de TV.
Por isso, decidiu-se que o horário tucano dispensará âncora profissional. "As intervenções do Serra serão muito frequentes", adianta o publicitário. A idéia é investir na linha de que o candidato é o mais preparado para administrar.
Walter concorda que o eleitorado paulistano tem tendência a apoiar tipos carismáticos, o que não bate com o perfil de Serra. "Mas o Serra tem imagem de atento, trabalhador e estudioso e é em cima disso que vamos construir a campanha", diz.
Serra tem se empenhado em discussões técnicas com o grupo que está elaborando seu programa de governo. O esforço, nos planos do publicitário, dará resultado na TV. "Vamos mostrar que ele conhece os problemas e a forma de resolvê-los", imagina Walter.
Tudo isso, no entanto, tem limite, adverte o publicitário. "Depois de dez dias de TV, o Serra tem que subir na pesquisa", dá o prazo. Em condições normais, o que ele entende não ser o caso da eleição paulistana, o resultado teria que obrigatoriamente aparecer antes.
Uma das prioridades da campanha de Serra é a apresentação de propostas para tentar melhorar o hoje caótico trânsito na cidade. A TV tucana vai explorar o tema já nos primeiros programas.

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