São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começou a campanha do pleito caído

Eleitor só quer boné

JOSÉ SIMÃO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Adorei acompanhar os políticos em campanha. Programão! Turismo em periferia. Ninguém mais faz campanha nos Jardins? Anda de camionete em Guaianazes, come churrasquinho de gato em Vila Ranieri e faz um shopping tour na Lapa. Ufa! Se eu fosse candidato eu faria campanha pela Internet. Prefeito on line! E eu já sei quem vai ganhar a eleição. Quem distribuir mais boné! A única coisa que o povo quer dos políticos é boné!
*
Carreata do Pitta: Tamoio com Guaianazes. Programa de índio duplo: Tamoio mais Guaianazes? E os outros carros têm que respeitar a carreata. Furou a carreata, o Maluf multa!
O Pitta passou seis horas em cima duma camionete dando adeusinho. Por falta de gente, ele dava adeusinho pra roupa no varal. Dava adeusinho pra cemitério. Dava adeusinho pra cachorro. E ele administra muito bem. As mãos! Dá adeusinho e fala no celular ao mesmo tempo. Isso é que é administrar. Olha, ele deu tanto adeusinho que na hora de dormir a dona Pitta vai ter que amarrar a mão dele! Pra ele não ficar dando adeusinho pro lustre!
Nunca vi tanta ladeira. Tinha que fazer um Datafolha: Pitta sobe, Pitta desce, Pitta sobe, Pitta desce. E aquele pagodinho no ouvido: Pitta repitta Pitta repitta. E de tanto ouvir a gente vomitta, vomitta, vomitta. Rarará.
Moral da carreata: em São Paulo abunda Pitta! Pitta: mais uma obra do Maluf!
*
Mureata do Serra na Lapa! Sua primeira parada já é uma incongruência: Guia dos Empregos. Do "Jornal da Lapa"! E depois visita ao comércio local. Não sei porque, mas o único lugar onde foi aplaudido foi numa loja de malas. É verdade! Sem sacanagem. Serra aplaudido em loja de malas! E aí entra no barbeiro. Pra quê? Pra aparar a careca? Entra nas lojas e não compra nada. Não aquece a economia! E aí um cara grita: "E aí prefeito, quando vai acabar a necessidade?"
E ele deve ser o único político que entra nos lugares dizendo "desculpe atrapalhar". E aí entra no banco. Ops! Sujô! Saída rápida. E quem fez mais sucesso foi o Tuma! Votou? Agora Tuma! Rarará. Pelo menos com o Tuma a gente estava mais seguro que em Atlanta.
E depois o "gran finale": o Mercado da Lapa! Tudo com tucano termina em mercado?! E aí pra não pegar mal ele comprou uma coisa tão animada quanto ele: um queijo branco. Rarará!
Moral da mureata: ele estava de carro usado, mas o carisma é zero!
*
E a Erundina foi buscar voto em museu! No Museu do Folclore. Quase penduram ela. Quase entra pro acervo. Já imaginou a manchete? Erundina entra pro Museu do Folclore! E ainda encontrou uma sósia: uma miniatura de barro do mestre Vitalino. Ela é de barro, mas é fofinha!
E arrumou vários eleitores: bumba-meu-boi, atabaque, cumbuca, boneco de carnaval de Olinda, joão-minhoca e cangaceiro de barro. E aí ela parou numa casa de barro linda: réplica da casa da avó dela. A única seção em que ela passou rápido foi a dos ex-votos.
E adivinha o que tinha dentro do museu? "Surprise"! Uma canoa chamada Lula! No mínimo, furada! E terminamos com cafezinho e pão de queijo. Justo no dia em que o Fernando Henrique chamou o povo de caipira?
E na saída o segurança disse: "A senhora não, ninguém pode sair com peça do acervo". Rarará. Mentira. Tô brincando.
Moral da museata: Erundina pede votos aos ex-votos!
*
Minicomício, ops minimico do Rossi em Jardim Ângela! O comício do Rossi tava pior que o freezer daqui de casa: gelado e vazio. Cinquenta crianças pedindo boné, dez pobres segurando bandeira, e o carro de som tocando "Eu Sou Chifrudo" do Tiririca. E o maior frio. O único lugar quentinho era a barraca de churrasquinho de gato.
E pra chegar no minimico do Rossi tem que atravessar 80 obras do Maluf. Por isso que o Rossi vai de helicóptero! E o animador de rodeio: "Daqui a pouco Francisco Rossi ao vivo e em cores".
E a maior miséria. A periferia é o Brasil real: o único carro importado era um Lada 85! E as pessoas só vão por causa do boné! "Francisco Rossi já está sobrevoando Vila Ranieri." E aí ele chega de helicóptero, diz que os inimigos fazem gozação porque sua campanha é pobre, que o aPitta nada e chama o Serra de ministro do desemprego e vai embora. E o frio aumenta!
Moral do minimico do Rossi: quem faz sucesso é boné!

Texto Anterior: Erundina já aceita catracas eletrônicas
Próximo Texto: PSDB lidera em 3 cidades do interior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.