São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pneumonia mata 11,8% na faixa de 1 a 4 anos

RICARDO FELTRIN; BETINA BERNARDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Paola Caccioli tem 2 anos e 7 meses. Há cerca de um mês, começou a ter febre. Os pais pensaram que era uma simples gripe. Quatro depois souberam: Paola estava com pneumonia.
A broncopneumonia é responsável por 11,8% das mortes na faixa de 1 a 4 anos de idade, que representam 0,9% do total de 26.256 mortos de janeiro a maio de 96.
Carlo Caccioli, pai de Paola, se surpreendeu ao saber que broncopneumonia é responsável pela maior mortalidade entre 1 e 4 anos.
"Não sabia disso e mesmo assim fiquei apavorado com o que aconteceu", disse Caccioli, dono da escola de italiano Marco Polo, em Higienópolis, São Paulo.
Entre consultas e medicamentos, Carlo e Denise gastaram cerca de R$ 400 com o tratamento, à base de antibióticos.
Nas causas isoladas, a pneumonia é seguida, nessa faixa etária, pela infecção meningocócica, com 8%, Aids (6,7%) e doenças infecciosas intestinais, com 6,3%.
As doenças infecciosas intestinais já estiveram entre as principais causas de mortalidade no país, duas décadas atrás.
Elas estão relacionadas a fatores do ambiente, como condições sanitárias.
A melhoria na condições de saneamento fez com que essas doenças matassem menos e atingissem o patamar atual em cidades como São Paulo.
(RICARDO FELTRIN e BETINA BERNARDES)

Texto Anterior: Suicídio bate homicídio na Argentina
Próximo Texto: Ciumenta não leva amiga 'avulsa' para casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.