São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aurélio quer evitar hoje o 'golden gol' do tatame

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
DO ENVIADO A ATLANTA

"O problema do judô", diz o brasileiro Aurélio Miguel, que luta hoje por sua segunda medalha olímpica a partir das 10h30, "é que você pode estar vencendo até o finalzinho e levar um ippon, um golpe que é como um 'golden gol' no futebol: encerra a disputa".
Para evitar a surpresa, a receita é óbvia: "Manter a concentração". É o que pretende fazer o meio-pesado (95 kg), quando começa a corrida em busca do ouro, enfrentando Alejandro Bander (ARG).
Leva vantagem sobre todos, menos sobre o canadense Keith Morgan (uma derrota e uma vitória) e o atual campeão olímpico, o húngaro Antal Kovacs (uma vitória e duas derrotas.
As primeiras lutas do dia, segundo o técnico da delegação brasileira, Geraldo Bernardes, não devem ser as mais difíceis. "Mas a chave não é nada tranquila", diz.
Especialmente se o brasileiro encontrar o canadense Morgan na semifinal. "Ele ganhou de ippon do Aurélio, recentemente, na Itália", lembra Bernardes.
Se tudo correr dentro do cenário imaginado pelo técnico, Aurélio bate o canadense e tem três fortes candidatos para duelar na final da chave: o húngaro Kovacs, o português Pedro Soares (vice-campeão europeu) e o polonês Pawel Nastula (campeão mundial e europeu).
Superada essa etapa, Aurélio garantiria a prata e chegaria à final contra o vencedor da outra chave. Embora insista em que os adversários "são fortes", ele não esconde um respeito especial pelo russo Dimitri Sergueiev, canhoto como ele, que o venceu em Barcelona-92.
Aurélio, diz o treinador, é um judoca diferente daquele que ganhou o ouro. "Não está naquela idade, naquele tesão, mas cresceu em experiência e tranquilidade."
Aurélio parece concordar: "A experiência que eu tenho é um fator importante. Mas vale o momento da competição".

LIGUE para o Folha Informações (900-0316, a R$ 1,50/min no Estado de SP) para saber o resultado das lutas do pesados brasileiros no judô

Texto Anterior: Abrigos têm lotação esgotada
Próximo Texto: Lutas têm todos os ingressos esgotados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.