São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil se programa contra Popov

ANDRÉ FONTENELLE
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

Os nadadores Gustavo Borges e Fernando Scherer estão programados para bater o russo Alexander Popov.
Os dois passaram as últimas semanas, juntamente com os treinadores da equipe brasileira, analisando a técnica do atual campeão olímpico e mundial dos 50 m e 100 m livre, em busca de lições e de falhas a explorar.
"Ele é tudo isso (que falam), mas é normal, como qualquer um, e pode errar", opina Scherer.
"Não é fácil derrotar um gênio. E ele é um gênio. Mas estamos tentando elaborar estratégias para que um gênio seja derrotado", revela o treinador Alberto Klar.
Em Memphis (Estado do Tennessee, no sul dos EUA), onde se concentraram duas semanas antes dos Jogos, os brasileiros assistiram a fitas de vídeo das últimas competições dos principais adversários, sobretudo de Popov.
O russo é o favorito, como em Barcelona-92, nas duas provas. Os 100 m livre serão amanhã, e os 50 m livre, na quinta-feira.
"Nós estudamos o Popov. A grande força dele é sua técnica embaixo d'água. Ele tem uma braçada que parece meio lenta, mas sua eficiência mecânica é muito grande", explica Klar.
O treinador acredita ter encontrado um erro em Popov: a falta de humildade. "Para mim essa é uma condição 'sine qua non' do grande nadador: ser humilde."
Klar é enfático quanto a que detalhes da técnica de Popov os brasileiros tentam imitar: "Tudo o que você pode imaginar. Se depender do Gustavo, do Fernando, da nossa equipe técnica, vamos enfrentá-lo de frente".
Favoritos
Alberto Klar faz uma longa lista de candidatos à vitória nos 100 m: além de Popov, Borges e Scherer, há Francisco Sánchez (Venezuela), Gary Hall Jr. e Jon Olsen (EUA), Christian Troger (Alemanha) e Chris Fydler (Austrália).
"A classificação para a final vai ser mais dura que em Barcelona", prevê o treinador, para quem o oitavo e último finalista terá que nadar abaixo dos 50s para garantir uma vaga.

Texto Anterior: EUA e Cuba têm 1º confronto dos Jogos
Próximo Texto: Revezamento não terá Borges
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.