São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

2 Encontro com Saturno

Além da pesquisa de Marte, os norte-americanos, em conjunto com a Agência Espacial Européia (Esa), vão investir no estudo de Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar.
Em 1997 parte a missão Cassini/Huygens, da Nasa e da Esa. O projeto pretende enviar um orbitador ao redor de Saturno e uma sonda para Titã, satélite do planeta dos anéis.
Seu objetivo é explorar todo o sistema de Saturno: o planeta, sua atmosfera, magnetosfera e seu conjunto de anéis e de luas, como por exemplo Titã.
Titã é de especial interesse, pois sua atmosfera parece possuir propriedades muito semelhantes àquelas reinantes na Terra antes do surgimento da vida.
Durante as três horas de sua descida para a superfície de Titã e após o pouso, a sonda Huygens irá estudar as características da atmosfera e da superfície do satélite.
Outro projeto norte-americano, marcado para começar em fevereiro de 1999, é o Stardust (Poeira de Estrelas). A sonda vai coletar amostras de um cometa. Está programada para realizar um encontro com o cometa periódico Wild 2, em 2004. Vai estudá-lo no local e deve coletar material para análise na Terra.
O retorno da cápsula à Terra está programado para janeiro de 2006.
Os europeus também pretendem encontrar com um cometa. Em janeiro de 2003 parte a missão Rosetta, que irá investigar o Wirtanen e que deve colocar ao seu redor um orbitador. A missão vai lançar duas sondas para pouso. A viagem da Rosetta ao Wirtanen deve demorar oito anos.
Em 2001, os EUA pretendem enviar uma nave para o planeta mais distante do Sol, Plutão. A Pluto Express (Expresso Plutão) é uma sonda programada para alcançar Plutão por volta de 2013.
A missão será composta de duas sondas idênticas, leves e relativamente baratas. Cada uma deve ter menos de 100 kg cada uma.
Elas poderão levar também uma sonda russa Zond, projetada para estudar a atmosfera plutoniana.

Texto Anterior: 1 No caminho de Marte
Próximo Texto: 3 Japoneses vão à Lua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.