São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rádio recebe cartas anônimas com comentários racistas

Grafias são iguais, e postagem foi feita em uma agência

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cartas anônimas com insinuações racistas à candidata Luiza Erundina foram enviadas a rádio de São Paulo. A mensagem fala de forma preconceituosa da origem nordestina da petista e faz comentários agressivos sobre ela.
Pelo menos dez cartas chegaram à rádio Bandeirantes. Têm todas o mesmo tipo de letra e foram postadas em uma única agência dos Correios -da Vila Buarque, região central de São Paulo. Erundina não quis se manifestar sobre as cartas.
As autorias das cartas são atribuídas à apresentadora de TV Hebe Camargo e ao advogado Ives Gandra Martins. Uma delas tem como remetente o locutor Lourival Pacheco, que é da Bandeirantes e candidato a vereador.
Martins e Pacheco deram entrevistas à rádio repudiando as cartas. Hebe não se manifestou até o fechamento desta edição. "Cartas de baixo teor como essas não funcionam. Todo mundo se solidariza com Erundina", diz Martins.
Ele pediu ao advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira para fazer uma queixa-crime sobre o episódio. Esse tipo de crime configura falsidade ideológica -o autor pode pegar até cinco anos de prisão.
"Esse tipo de ação é de uma baixaria tão grande que não atinge Erundina, que tem muita dignidade", disse Martins. "Apesar das divergências ideológicas, tenho muito respeito por ela."
Duas cartas têm os endereços corretos. A de Martins tem como endereço seu escritório de advocacia. O endereço da carta atribuída a Hebe é o SBT. A carta feita em nome do radialista Lourival Pacheco tem no envelope o endereço residencial do prefeito Paulo Maluf.
(EN)

Texto Anterior: Erundina quer adotar renda mínima
Próximo Texto: Rossi critica projeto Cingapura e promete "Casa para todos"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.