São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médica descarta "neutros"

DA REPORTAGEM LOCAL

Os xampus mais indicados por dermatologistas são os menos alcalinos, que se aproximam de ser neutros, por causar menos danos ao couro cabeludo e ao cabelo.
Ser alcalino ou básico significa, em química, o oposto de ser ácido -o que não quer dizer que uma substância básica não possa ser corrosiva. A soda cáustica, por exemplo, é alcalina.
Segundo a dermatologista Zilda Najar Prado de Oliveira, do Hospital das Clínicas de São Paulo, o ideal é usar produtos com pH (índice que aponta se um produto é básico ou ácido) próximo de 7 -o das substâncias neutras.
Ela explica que quanto mais básico é um produto, maior a chance de causar danos ao organismo, por ressecar e irritar os tecidos.
"Um produto excessivamente básico pode provocar irritação, alergia e até descamação no couro cabeludo", diz.
Nos cosméticos em geral, afirma, os conservantes usados para manter as características do produto são, com frequência, as substâncias que causam alergias.
Ela afirma que o consumidor deve levar em conta suas características pessoais na escolha do xampu.
"Alguém que já tem problema de seborréia -excesso de gordura no couro cabeludo- pode agravá-lo usando produto para cabelos secos, por exemplo", diz.

Texto Anterior: Saiba quando interromper uso
Próximo Texto: Dona-de-casa denuncia alisante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.