São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falso vigilante burla segurança olímpica

Homem porta pistola carregada

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Roland Atkins burlou todo o sistema de segurança da cerimônia de abertura da Olimpíada.
E só despertou suspeita porque estava sentado, com uma arma na cintura, "quando um agente de segurança deve estar sempre em pé", disse hoje o diretor de segurança do comitê organizador de Atlanta-96, Bill Rathburn.
Os responsáveis pela vigilância dos Jogos Olímpicos tiveram ontem uma longa reunião para analisar os detalhes do caso que pôs em xeque as medidas implantadas para proteger os atletas e visitantes.
Rathburn confirmou que Atkins, 55, estava sentado na arquibancada do estádio Olímpico, às 19h15 de sexta-feira passada, vestido como segurança particular.
Na cintura, tinha uma pistola Smith and Wesson calibre 45, carregada com 11 balas.
Atkins foi detido por agentes do serviço secreto norte-americano.
"Ele deve ter entrado no estádio quando ainda não tinha se fechado o cinturão de segurança em torno do local. Depois, ele conseguiu passar por vários controles até chegar ao assento que ocupava", disse Rathburn.
A área de proteção em redor do estádio foi concluída só três horas antes do começo da cerimônia, quando estava inicialmente prevista para o dia anterior.
Rathburn afirmou que desconhecia se Atkins, natural de Aurora (Colorado), tenha antecedentes criminais, como confirmou a polícia de Atlanta.
O chefe da segurança minimizou o incidente, declarando que Atkins só pretendia assistir à cerimônia sem pagar entrada e não constituía uma ameaça ao presidente dos EUA, Bill Clinton, que participou da abertura dos Jogos.
"O detido estava muito longe da tribuna presidencial. Ele estava tranquilo e respondeu todas as perguntas da polícia", disse.
Atkins já foi posto em liberdade e só foi acusado de porte ilegal de arma, entrada sem permissão e roubo de uniforme.
Segundo a mulher de Atkins, ele tinha o ingresso de entrada.

Texto Anterior: Lição para a fama de 'favoritos'
Próximo Texto: 'Combate-videogame' faz público vibrar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.